Broadway

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Broadway

A Avenida
Broadway é uma das avenidas do bairro de Manhattan em Nova York, Estados Unidos. É a mais antiga via principal norte-sul na cidade, que data do primeiro assentamento de Nova Amsterdã.
O nome Broadway é a tradução inglesa literal do nome holandês, “Breede weg”, que significa estrada larga.
Um trecho da Broadway é conhecido mundialmente como o coração da indústria doteatro americano.
Broadway era originalmente a trilha Wickquasgeck, esculpida ao destino de Manhattan por seus habitantes nativos americanos. Esta trilha originalmente serpenteava através de pântanos e rochas ao longo do comprimento da ilha de Manhattan. Com a chegada dos holandeses, a trilha logo se tornou a estrada principal que atravessa a ilha de Nieuw Amsterdam, na ponta sul. O exploradorholandês e empresário David de Vries dá a primeira menção a ela em seu diário no ano de 1642: "Estrada Wickquasgeck sobre as quais os índios passaram diáriamente". O holandês chamou a estrada de "Heerestraat". Em meados do século XVIII, parte da Broadway, no que hoje é baixa Manhattan, era conhecida como Great George Street. No final do século 19, a parte alargada e pavimentada de Bloomingdale, estradaao norte de Columbus Circle, foi chamado de "o Boulevard", mas em 14 de fevereiro de 1899 o nome "Broadway" foi estendido para toda a estrada velha.

O Teatro
Em uma era de deslumbrantes filmes em 3D, os musicais da Broadway continuam sendo uma das atrações mais populares na Cidade de Nova Iorque. Poucas atrações da cidade coincidem com a emoção e a magnificência de um musical da Broadway. Aspeças teatrais e os tão conhecidos musicais da Broadway são hoje uma das principais atrações para os turistas de todo o mundo.

“The Great White Way”
No início do século 19, os teatros da Broadway passaram a usar grandes letreiros luminosos para divulgar as peças teatrais ou os musicais que estreariam. Logo esses letreiros passaram a ser chamados de “The Great White Way”, que em uma traduçãolivre significa “o magnífico caminho luminoso”, tornando-se um marco na história da Cidade de Nova Iorque.

A Era de Ouro da Broadway
Foi na década de 1940 que os espetáculos da Broadway começaram a ter o prestígio que têm até os dias atuais. Tem estreia no ano de 1943, o musical Oklahoma! foi um sucesso instantâneo, que desencadeou o sucesso da Broadway. Outro musical que fez história foiAnnie Get Your Gun, dos mesmos escritores de Oklahoma!. A década de 1940 transformou a área de teatros na Broadway em um líder mundial quando se trata de encenar produções. Em 1947, o primeiro “Tony Awards” de todos reconheceu as realizações dos grandes musicais e peças de teatro da Broadway.

Peças notáveis da Broadway nos últimos 30 anos
Ao longo das últimas três décadas, as produções daBroadway têm cada vez mais aumentado os custos. A seguir estão os shows mais marcantes da Broadway dos últimos 30 anos:
* Cats: esse musical da Broadway produzido pelo famoso compositor/diretor Andrew Lloyd Webber alcançou um sucesso que nem o Fantasma da Ópera, também de Webber, alcançou. Baseado na livro de T.S. Elliot, foi uma sensação em todo o mundo.
* Les Miserables: esta adaptação doromance épico de Victor Hugo segue uma série de personagens durante a Revolução Francesa, e apresenta uma das mais populares trilhas sonoras de todos os tempos.
* Chicago: Chicago, o musical, é um sedutivo conto de assassinato e proibição nos anos 1920. Seus números de estilo burlesco de dança e jazz e sua inspirada trilha sonora tornou-o um dos principais musicais atuais da Broadway.
*Wicked: esse popular musical forneceu ao público uma visão diferente sobre a famosa feiticeira malvada do oeste de O Mágico de Oz. Esse musical tem sido um sucesso com o público desde a sua estreia em 2003.

Os Musicais que se tornaram filmes
O notável sucesso dos musicais da Broadway não ficou somente nos palcos. Muitos musicais tiveram a sua adaptação para o cinema, tornando-os ainda mais...
tracking img