Briquete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRIQUETE

Aspectos Gerais

Em Paris surgiu a palavra briquette como sendo uma mistura de turfa, água e argila plástica. Nas décadas seguintes, o carvão mineral recebeu não só adensamento dos componentes como temperatura para formar um combustível sólido. Os briquetes que tinham aglomerantes eram denominados “pérats”, feitos de carvão betuminoso misturado com alcatrão. Desta época para cá, atecnologia do briquete de madeira avançou lentamente transformando-se em um biocombustível sólido com apelo ambiental (Brown coal as fuel, 2005).
Embora o briquete não seja conhecido e pouco empregado no Brasil, o país apresenta um potencial promissor a ser explorado, permitindo o aproveitamento mais racional dessa energia disponível, diminuindo assim grandes perdas de resíduos industriais eagrícolas. Como consequência, teria uma grande redução do custo da energia consumida nos setor industrial e doméstico, além de uma redução de poluição, causando a substituição dos combustíveis fósseis por renováveis de origem vegetal, no caso os briquetes.
Define-se briquetagem como um processo no qual pequenas partículas de material sólido são prensadas para formar blocos de forma definida e de menortamanho. Através desse processo, subprodutos de beneficiamento agro florestal, agroindustriais e finos de carvão convertem-se em um material de maior valor comercial que é o briquete (ANTUNES, 2000). Os parâmetros esperados para o briquete são: resistência mecânica, resistência ao impacto, baixa higroscopicidade, alta densidade, boas propriedades de queima e alto poder calorífico.
A lenha e ocarvão vegetal, combustíveis sólidos renováveis, apresentam números importantes em termos de consumo, principalmente nos setores residencial e industrial, onde a lenha aprece com respectivamente 28% e 8% do consumo total do setor e o carvão vegetal um valor de 7% do consumo no setor industrial (ROMEIRO, 2004).

Potencial de Produção de Bagaço e Palha

A importância do bagaço e da palha dacana-de-açúcar pode ser medida pela quantidade de cana produzida mundialmente, que foi de 1.743 milhões de toneladas em 2008, segundo dados da FAO (Food And Agricultural Organization of United Nations (FAO): Economic And Social Department: The Statistical Division). Naquele ano, de cada três toneladas de cana processada em todos os países produtores, uma tonelada de cana foi colhida no Brasil (37,2%). AÍndia, segundo maior produtor mundial, participou com 20,0%, seguida da China (7,2%), Tailândia (4,2%), Paquistão (3,7%), México (2,9%), Colômbia (2,2%) e Austrália (1,9%) (CTC, 2010).
Os principais componentes do bagaço de cana-de-açúcar são: 32-50% celulose, 19-25% hemicelulose, 23-32% lignina, 2% de cinzas, 46% fibra, 50% umidade (CTC, 2010).
A partir do ano 2000 a produção de cana vemcrescendo no Brasil a uma taxa anual de aproximadamente 35 milhões de toneladas de cana (Figura 2.1), ou seja, quase a produção anual da Austrália, oitavo maior produtor mundial. Segundo as estatísticas da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), na safra 08/09 o Brasil processou cerca de 570 milhões de toneladas de cana, produzindo ao redor de 160 milhões de toneladas de bagaço. Toda cana-de-açúcarproduzida no Brasil ainda apresenta potencial de mais de 160 milhões de toneladas de palha e, provavelmente, somente 6% desse material acompanhou os colmos de cana até a indústria sendo que o restante foi queimado ou permaneceu no campo (CTC, 2010).

Evolução da safra de cana no Brasil

Biomassa como fonte de energia

Todos os organismos biológicos que podem ser utilizados como fonte deenergia, tais como: lenha e carvão vegetal, alguns óleos vegetais, cana-de-açúcar, beterraba, biogás, podem ser chamados de Biomassa (CARIOCA, 2000).
Para a briquetagem, a biomassa é composta pela combinação de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera e água (H2O), formando assim hidratos de carbono (CH2O). Através da reação química básica: fóton + CO2 + H2O  (CH2O) + O2, pelas ligações químicas...
tracking img