Briofitas

Páginas: 3 (604 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
As briófitas são características de ambientes terrestre úmido, embora algumas apresentem adaptações que permitem a ocupação dos mais variados tipos de ambientes, resistindo tanto à imersão, emambientes totalmente aquáticos, como a desidratação quando atuam como sucessores primários na colonização, por exemplo, de rochas nuas ou mesmo ao congelamento em regiões polares. Apresenta-se, entretantosempre dependentes da água, ao menos para o deslocamento do anterozóide flagelado até a oosfera.
Importância ecologica
Estudos revelam que as briófitas podem ser muito úteis ao homem. Além deproduzirem substâncias biologicamente ativas, que podem ser usadas como fonte de antibióticos, elas servem para controlar a erosão do solo, conter inundações, indicar a presença de poluentes e depósitosminerais, e como combustível e adubo.
Economica
Sobre sua importância econômica, podemos destacar: a produção de substâncias biologicamente ativas, dentre as quais fragrâncias e sabores, reguladoresde crescimento de plantas, substâncias restringentes ao ataque de predadores, substâncias alergênicas, substâncias antitumorais e citotóxicas e antibióticos; a sua utilização como bioindicadores –devido à sua sensibilidade a agentes poluidores, como metais pesados e poluentes da água e do ar – e indicadores paleoecológicos; o controle de erosão e umidade, devido à grande capacidade de retenção deágua que algumas espécies possuem; a formação da turfa, que se constitui de restos vegetais, principalmente de musgos do gênero Sphagnum, acumulados e comprimidos, e que servem de combustível eaditivos para o solo. As briófitas possuem grande potencial econômico e como fonte de substâncias importantes, mas pouquíssimos estudo estão sendo feitos e ainda muito pouco é aproveitado desse enormepotencial.

principais representantes
Os representantes desse grupo são os musgos, os vegetais mais conhecidos entre todas as briófitas. A planta conhecida por musgo é o gametófito organizado em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Briófitas
  • Briófitas
  • briofitas
  • Briófitas
  • Briofitas
  • briófitas
  • briófitas
  • Briofitas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!