Brinquedoteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRINQUEDOTECA




Surgimento da Brinquedoteca




A primeira ideia de Brinquedoteca surgiu em 1934 em Los Angeles, nos anos da grande depressão econômica dos Estados Unidos, a fim de solucionar o problema de uma loja de brinquedos, onde crianças de uma escola municipal estavam roubando os produtos da loja. Com isso, criou-se um serviço de empréstimo de brinquedos, chamado deLos Angeles ToyLoan, como um recurso comunitário, utilizado até os dias atuais.

Esse recurso comunitário expandiu-se na década de sessenta para a Europa, especificamente na Suécia, Inglaterra, Bélgica e França. Na Suécia em 1963, em Estocolmo surgiu à primeira Lekotec (Lucoteca), e tinha como objetivo o empréstimo de brinquedos e orientação às famílias com necessidades especiais, tendo aestimulação através do brinquedo como filosofia. E na Inglaterra, em 1967 surgiram as ToysLibraries (Bibliotecas de Brinquedos).

Nascem as funções da brinquedoteca: a educacional e a terapêutica. Em 1987, ocorreu o Congresso Internacional de ToyLibraries em Toronto, Canadá. Onde foi discutido e questionado a adequação do nome ToyLibraries, visto que esta instituição realizava outrasfunções, como apoio as famílias, orientação educacional, estimulação à socialização e resgate da cultura. Tudo isso motivou o próprio Canadá a alterar o nome para Centro de Recursos para a Família.




Surgimento da Brinquedoteca no Brasil




Em 1971, inaugurou-se o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, onde foi realizada umagrande exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. Como essa exposição deu certo, a APAE implantou em 1973 o Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, espaço que ganhou o nome de Ludoteca, nesse espaço todos os brinquedos foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes das bibliotecascirculantes. A primeira Brinquedoteca surgiu em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltado para o ato de brincar, atendendo diretamente às crianças. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB), responsável pelo crescimento da preocupação com o brinquedo e com as brincadeiras por todo o Brasil.




O que sãoBrinquedotecas? 




A Brinquedoteca, na definição da Professora Nylse Helena da Silva Cunha é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos.

É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar."

Uma Brinquedoteca pode ter vários objetivos, entre os quais:

• estimular o desenvolvimentointegral das crianças,

• valorizar o brincar e as atividades lúdicas,

• possibilitar à criança o acesso a vários tipos de brinquedos e de brincadeiras,

• enriquecer as relações familiares, através da participação dos adultos nas atividades infantis,

• emprestar brinquedos,

• desenvolver hábitos de responsabilidade e cooperação entre as crianças e entre crianças eadultos.

• Existem, no Brasil e no mundo inteiro, Brinquedotecas que possuem um ou vários destes objetivos ou ainda com preocupações específicas, dependendo do contexto onde foram criadas.

Assim, encontramos Brinquedotecas:

• em hospitais, destinadas a amenizar o sofrimento das crianças internadas,

• terapêuticas, que auxiliam no trabalho com crianças portadoras dedeficiências,

• anexas a Universidades, onde se realizam pesquisas sobre o desenvolvimento infantil e onde são testados novos brinquedos e brincadeiras,

• comunitárias, onde as relações de vizinhança são estimuladas,

• em clínicas psicológicas, quando colaboram no tratamento de crianças com dificuldades de comportamento.




A Brinquedoteca pode ter várias...
tracking img