brinquedoteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto










































































1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo, mostrar a importância do espaço reservado para brincadeiras e o brincar: a brinquedoteca, que alem de ser um centro de recursos que disponibiliza uma diversidade de brinquedos; deve oferecerconselho profissional de modo a orientar os pais na eleição de jogos pedagógicos conforme a idade e o momento de evolução da criança, e também servi como espaço de reunião dos mesmos para troca de informações e experiências.
Para enriquecer ainda mais essa pesquisa foi realizada uma entrevista com uma criança de meu convívio com idade de cinco anos, sobre os conhecimentos dela sobre o temabrinquedoteca. Serão apresentados também alguns conceitos sobre brincar e brincadeiras
Adotaremos a denominação brinquedoteca por entender que esta e a expressão que mais se adéqua a nossa língua, já que utilizamos a palavra brincar para designar o jogo infantil. Contudo, e importante salientar que existem autores que utilizam o termo ludoteca por acharem mais adequados.2. DESENVOLVIMENTO

BRINCAR, UMA FONTE DE APRENDIZADO

Nos anos da grande depressão econômica norte-americana, por volta de 1934, em Los Angeles, o dono de uma loja de brinquedos queixou-se ao diretor da Escola Municipal, que as crianças estavam roubando brinquedos. O diretor chegou á conclusão de que isto estava acontecendo porque as crianças não tinham brinquedos para brincar. Assiminiciou um serviço de empréstimo de brinquedos como recurso comunitário. O chamado em Los Angeles Toy Loan que existe até hoje. Porém, foi na Suécia, em 1963, que esta idéia foi mais desenvolvida. Com o objetivo de emprestar brinquedos e dar orientação as famílias de como poderia brincar com seus filhos para melhor estimulá-los, duas professoras mães de excepcionais, fundaram a Lekotek (ludoteca, emsueco), em Estocolmo.
Ludo origina-se do termo latino ludu, com significado de jogo, diversão. Segundo Negrine, "as ludotecas são espaços de jogo, onde crianças e adolescentes vão brincar. No Brasil costuma denominar de brinquedoteca, termo adequadamente justificado uma vez que a língua portuguesa se utiliza habitualmente o vocábulo brincar, quando se faz referência ao "jogo infantil".
A culturalúdica compreende esquemas de comportamento que permite iniciar a brincadeira, cada cultura possui suas especialidades. Segundo Brougere, cada cultura ira determinar o que serão comportamentos típicos de brincadeira e comportamentos que não serão de brincar. Definir conceitos como brincar e brincadeiras não é tarefa fácil, no entanto, já existem características desses fenômenos sistematizadas queauxilia na construção de uma definição, essa definição precisa considerar o contexto histórico e cultura de uma sociedade.
No dicionário, encontramos que brincar é definido como "divertir-se". Vygotsky enfatiza que o prazer da brincadeira não é suficiente para defini-la. Para a criança o prazer gerado pela brincadeira, é considerado como o mais importante, no brincar á criança constrói regraspara o funcionamento da brincadeira, regras que vem do ambiente e da cultura em que a criança se encontra. Em toda brincadeira infantil estão presentes três características: a imaginação, a imitação e aregra. Cada uma delas pode aparecer de forma mais evidente em um tipo ou outro de brincadeira, tendo em vista a idade e a função especifica que desempenham juntas as crianças.
No Brasil em 1971, devido à inauguração do Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo, aconteceu uma exposição de brinquedos pedagógicos, mais tarde se transformado em um...
tracking img