brinquedoteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
A infância brasileira se sentiu reorganizada a partir de 1988 com a Carta Magna, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei № 9.394/1996). A partir desses avanços legais e sociais do status da criança no mundo contemporâneo, podemos notar que o que é enunciado na lei não é visível na prática.
O brincar é considerado como umdireito de liberdade a ser exercido pela criança, já que é vista como cidadã por ter seus direitos e deveres desde o seu nascimento. Porém cabe a escola, educadora da sociedade, ser a favor do direito à criança de brincar, pois encontramos atualmente uma demasiada diminuição destas nos centros urbanos, fazendo com que a criança deixe de brincar e se apegue a tecnologia.
Nesse contexto, oobjetivo desta pesquisa é mostrar a necessidade das brinquedotecas para o desenvolvimento do lúdico nas crianças além de influenciar o educando a uma formação social. Portanto este trabalho propõe refletir o que é brincar, o que é brinquedoteca, como surgiu, quem cuida deste espaço, aonde encontrar e o que as crianças pensam sobre este espaço.




2 DESENVOLVIMENTO
É evidente que o brincar éessencial para uma criança, uma vez que ela interage com outras crianças, viaja no mundo de sua imaginação, desenvolve física e mentalmente, melhora motricidade, saúde, supera alguns problemas, dentre muitas outras coisas.
Ao consultarmos no dicionário de Língua Portuguesa a palavra brincar encontrarmos ‘‘divertir-se, entreter-se, dizer ou fazer algo por brincadeira’’.

‘‘ Brincar de forma livre eprazerosa permite que a criança seja conduzida a uma esfera imaginária, um mundo de faz de conta consciente, porém capaz de reproduzir as relações que observa em seu cotidiano, vivenciando simbolicamente diferentes papéis, exercitando sua capacidade de generalizar e abstrair’’(Melo e Valle, 2005, p. 45).

Para Vygostsky (1991) brincadeira é o meio pelo qual a criança supre algumas de suasnecessidades, sendo também um meio de aprendizado, de desenvolvimento da imaginação, da compreensão da realidade, do domínio de regras e da construção de uma situação imaginária, para o pensamento abstrato adulto.
De acordo com CUNHA (2001) por volta do ano de 1934 começou a brinquedoteca em Los Angeles, o objetivo era fazer com que os alunos a frequentassem e não mais roubar brinquedos de uma lojapróxima a escola onde estudavam.
Já no Brasil, em 1971 foi inaugurado o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, realizou-se uma grande exposição de brinquedos direcionados para pais de crianças excepcionais, aos estudantes e profissionais.
A primeira brinquedoteca surgiu em 1981, na Escola Indianópolis, pela professora Nylse Cunha em São Paulo,criou-se em 1984 a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB), que era responsável pelos brinquedos e as brincadeiras por todo o Brasil.
Santos (1997, p.14) afirma que:


A principal implicação educacional da brinquedoteca é a valorização da atividade lúdica, que tem como consequência o respeito às atividades afetivas da criança. Promovendo o respeito à criança, contribui para diminuir aopressão dos sistemas educacionais rígidos.



Santos nos fala de sistemas educacionais rígidos e por que não falar também dos sistemas de moradia nos dias atuais. Observamos que grande parte das crianças não tem um espaço adequado para desfrutar do brincar e perdem em lugar destinado ao brincar e profissionais habilitados para isso.
Sabe-se que é de suma importância um profissional capacitadopara atender, auxiliar e estimular as crianças em uma brinquedoteca. É importante lembrar que não é intuito da brinquedoteca ter brinquedos que represente o mau, guerras ou que desperte na criança o sentimento de agressão. Também que tenha brinquedos para cada faixa etária, pois sabemos que o que é interessante para uma criança pode não ser para outra.
É importante ressaltar alguns tipos de...
tracking img