brinquedoteca o brincar intera

1575 palavras 7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO pedagogia Rosiléia ramires ramalho

brinquedoteca o brincar interagindo o aprender

Salinas
2013

rosiléia ramires ramalho

brinquedoteca o brincar interagindo o aprender

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa, Lucidade e educação, Alfabetização e Letramento.

Profas.: Rosely Cardoso Montagnini, Edilaine Vagrela, Raquel Franco, Laura Célia Cabral Cava.

Tutora eletrônica: Jaqueline Morofon Donaire
Tutora de Sala: Adenice Amaral dos Reis

Salinas
2013

Introdução

A criança hoje está a frente a uma sociedade multicultural, informatizada e eletrônica, onde o mundo do brinquedo é cada vez mais sofisticado e caro, enfim uma sociedade individualista, emergencial e materialista. Criar novos espaços lúdicos para que as crianças brinquem em meios a essa crescente urbanização é um desafio a todos.
Esta problemática sociedade torna-se mais opressiva, para as crianças, jovens e adultos que tem dificuldades de encontrar espaços, meios, profissionais e companheiros com iguais interesses para interagir em seus objetivos lúdicos. Como essa realidade confusa vem se desenvolvendo, espaços para brincar de enriquecimento, educativo e terapêutico e de lazer chamados: BRINQUEDOTECA.
A brinquedoteca é um espaço para a criança brincar. Não é preciso acrescentar mais objetos, é preciso valorizar a ação da criança que brinca, é preciso transcender o visível e permitir a serenidade do fenômeno. Se as relações entre os brinquedos e as crianças forem corretas, se tiverem dimensões que podem e devem ter, resultados surpreendentes irão acontecer. (Santos. M. (1997, p. 21 )

O lúdico deve ser visto como algo favorável a necessidade do ser humano, pois enquanto a criança, jovens ou até nos adultos brincamos estamos

Relacionados

  • A2 PED4 Projeto Multidisciplinar II Videoaula 4 Tema 4 Impressao
    817 palavras | 4 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas