Brinquedoteca " um espaço de brincar intencional"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O ser humano em suas diferentes fases de desenvolvimento está sempre construindo conhecimentos, tentando se organizar. Para cada etapa há relações com os tipos de construções realizadas e destas vivências despontam modos de atuação que se adequar melhor à vida cidadã.
O mesmo passa por diferentes etapas nesta construção, desde o chupar o polegar até elaborarpensamentos com diferentes estruturas.
Construir um saber é apropriar-se de um conhecimento. É no seio deste processo que a criança irá construindo com a possibilidade de transformar o objeto, de acordo com a experiência de cada um.
Sem a brincadeira (lúdico) fica tedioso o processo de aprendizagem. É necessário que a construção se faça a partir do jogo, daimaginação, do conhecimento do corpo.
Brincar é vital, primordial e essencial, porque esta é a maneira que o individuo na saúde, utiliza para se estruturar como sujeito da emoção, da razão e da relação.
A criança, ao fazer tal conquista, entra para um espaço social e cultural extremamente valorizado nas culturas letradas e tal fato não passa despercebido pelos que cuidam dela.Às vezes, por ter um ritmo diferente, os adultos acabam deixando de valorizar o processo de conquista e querem logo o resultado, o produto.
Este trabalho tem o objetivo de discutir o valor do lúdico, na formação do professor e na aprendizagem da criança utilizando para isso um espaço especifico e qualificado que e a brinquedoteca, para que ambos aprendam a utilizá-la extraindo omáximo que ela tem a oferecer para o desenvolvimento cognitivo da criança. Por esse motivo, pesquisamos sobre a importância da criança aprender brincando, a brincadeira com valor intencional voltada à construção do saber num ambiente específico e fascinante como a brinquedoteca, que oportuniza a apropriação da escolha do brinquedo, a fantasia da criação, o imaginário nos jogos simbólicos, a relaçãoentre seus pares e a mediação com a brinquedista / educador.
“O ambiente lúdico da “Brinquedoteca” se torna e se transforma, como um ambiente motivador para a criança, onde o convite à exploração, à descoberta é uma constante ação” (Oliveira, 2000).
Neste sentido, enfatizaremos também, que a necessidade de descobrir, aprender coisas novas é inerente ao ser humano. O homem nascesedento de experiências, quer conhecer, apropriar-se do conhecimento, e é essa aprendizagem ocorrida em todas as fases de sua vida que o mantém vivo, tornao integrante de uma sociedade e lhe permite participar, criar e transformar sua história e a história do seu tempo.
Para isto, as contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon entre outros pensadores da Educação apresentamexperiências concretas na realidade brasileira que permitem uma perspectiva em que se priorizam na Educação Infantil as bases primeiras da formação para cidadania, percebendo-se a criança como ser humano pleno.
Para atuar na educação e necessário conhecer as crianças, suas características e seus direitos, conhecer a metodologia apropriada a cada realidade para que possamos atuar comomediadores, bem como a legislação que possibilite a formação de um cidadão na atualidade e que respalde um verdadeiro trabalho pedagógico na educação.

A presente pesquisa foi feita através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo que essa pesquisa abordou perguntas abertas e fechadas e direcionou-se a acadêmicos concluintes. Após a pesquisa, analise de dados será trabalhada atravésde gráficos quantitativos e analise qualitativa.
Este projeto e composto de quatro capítulos, no primeiro ele è dividido em três partes. Em 1 è tratado o surgimento das brinquedotecas e todo seu histórico, e em 1.1 falamos sobre a brinquedoteca em uma visão geral, sobre sua natureza e função. Em 1.2 detalharemos os diferentes contextos da brinquedoteca, seus tipos e formas....
tracking img