Brinquedos e brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ULBRA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Estágio Curricular I
Aluna: Maria Dulcimaia Martins

PROJETO DE TRABALHO PARA PRÁTICA DOCENTE

Pólo: Pompéu – MG
Abril - 2011
PROJETO DE TRABALHO PARA PRÁTICA DOCENTE

Tema: Brinquedos e Brincadeiras
Turma: 1º Período (crianças com4 anos de idade)
Professora: Luzimaia Maria Martins
Duração: 10 dias (04/04/2011à 15/04/2011)
Carga horária: 40horas
Justificativa:
Acredito que o brinquedo e a brincadeira são ingredientes vitais para uma infância sadia e para um aprendizado significativo, já que o brincar estimula o desenvolvimento intelectual da criança, como também ensina os hábitos necessários ao seu crescimento. Assim, proporciona as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeiraa criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra, reconhecendo a cultura brasileira, resgatando brincadeiras, brinquedos, jogos e cantigas de roda. Através de observações feitas na classe pude observar o quanto o brincar significa para as crianças dessa idade, e que muitas vezes passam a ser atividades secundárias nasala de aula, pois as atividades voltadas para o conhecimento mais específico como é o caso da leitura e da escrita tomam o maior tempo da aula.
Devido a essa necessidade da classe, de ultrapassar o trabalho centrado apenas em conteúdos específicos proponho esse tema, assim as crianças podem adquirir aprendizagens significativas através do brinquedo e do brincar, promovendo através dessasatividades lúdicas, diferentes aprendizagens e experiências de cultura, através de um canal de encontro e de diálogo entre o professor e as crianças, diálogo que faz encantamento, alegria, criatividade, imaginação, participação e cooperação.

Objetivo Geral:
• Usar os brinquedos e as brincadeiras para divertir, promovendo um ambiente alegre, saudável levando assim a uma aprendizagem significativa.Objetivos Específicos:
• Participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais.
• Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras, ou outras atividades corporais simples.
• Propiciar situações de socialização.
• Participar de jogos que sejamtrabalhadas regras em grupo.
• Construir brinquedos com sucatas.
• Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
• Participar de variadas situações de comunicação oral.
• Despertar nos alunos o interesse pelo brincar.
• Promover brincadeiras em diversos espaços do colégio.
• Possibilitar oportunidades de resgate da auto-estima, através deatividades lúdicas.
• Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade.
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com outros.

Referencial Teórico:
No passado, havia uma divisão entre o comportamento de homo sapiens e o de homo ludens, assim a dicotomia dessas faces do comportamento humano emdetrimento com o lúdico, levou a despertar o papel do brincar na formação da personalidade e a grande importância dos jogos e brincadeiras infantis na compreensão de si e do mundo, na organização interna de sentimentos e emoções e na formação da própria cidadania.
Assim nos modelos educativos do passado, eles entendiam que o brincar infantil representava uma fuga da realidade, inibiram a forma maisrica e possível da criança penetrar na realidade e interagir com o mundo físico e social, procurando decifrar os seus enigmas. Ao incorporar essas concepções tradicionais a escola passou a dividir o tempo das atividades pedagógicas das atividades lúdicas.
Estudos atuais, dentre os de Bruno Bettelheim (1988) vieram mostrar que:

“Nenhuma criança brinca espontaneamente, só para passar o tempo,...
tracking img