Brinquedos e brincadeiras antigas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ISABEL CRISTINA VIEIRA DA MOTA

JOSEFA MARIA DA SILVA SANTOS

JULIANA LOPES ARAGÃO

RITA DE CÁSSIA MELO

RESGATANDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS

Uberlândia - MG

Faculdade de Educação - UFU

Agosto - 2011

Introdução:

Ao longo do ano de 2011, desenvolvendo estágio supervisionado 1 na Escola Municipal de Educação Infantil do bairro Luizote de Freitas,observamos a necessidade de resgatar as brincadeiras coletivas, os jogos tradicionais, e os brinquedos que antigamente os adultos faziam uso e que hoje se faz pouco presente no cotidiano das crianças.
Com o estudo de muitos pesquisadores, dentre eles Vygotski, nos aproximamos da nossa atual sociedade e podemos afirmar que a brincadeira mais como um lazer é uma necessidade para a criança, "ascrianças quando brincam se defrontam o tempo todo com os vestígios que as gerações mais velhas deixaram" (Porto, p.25).

É no dia a dia que a criança vai formando suas brincadeiras, pelas experiências que teve, pois “ao observamos atentamente o modo como as diferentes crianças brincam, é possível perceber que os usos que fazem dos brinquedos e a forma de organizá-los estão relacionados com seuscontextos de vida e expressam visões de mundo particulares" (Porto, p.5). Com a brincadeira, a criança comporta-se diferente do seu cotidiano, é aí que ela pode fugir das restrições, proibições que lhe são impostas diariamente, seja pela escola, família, etc.

A brincadeira está intimamente ligada a proteção, provisão e participação, direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e doAdolescente.

O brinquedo traz consigo muitos significados que podem ou não ser dirigidos para a criança, como a sua origem, o lugar em que foi fabricado, para qual tipo de brincadeira, qual material que foi feito e distintos tipos de experiências para elas. Se hoje temos uma fábrica especializada em brinquedos para crianças, antes os brinquedos eram outros; normalmente eram feitos de materiaisque os adultos não faziam uso mais (brinquedos artesanais). Se hoje temos todo um comércio voltado para crianças foi porque houve um “reconhecimento da infância como fase específica da vida, com suas características e necessidades, que possibilitou identificar-se o brinquedo como objeto infantil” (Porto, p.26).

Essa comercialização de brinquedos fez com que surgissem brinquedos de váriostipos, formas e tamanhos, muitas vezes fazendo com que as crianças brincassem sozinhas devido ao brinquedo, sem a interação com o outro. Com essas implicações nota-se que “(...) os significados e valores dados aos brinquedos e brincadeiras são várias de acordo com o tempo e com o contexto" (Porto, p.27).

No século XIX até meados do século XX não tínhamos uma sociedade tão violenta como ade hoje e era comum que as crianças brincassem nas ruas e em todos aquelas lugares que hoje os pais têm medo de deixar seus filhos, como praças, terrenos baldios, etc. Os brinquedos industrializados não eram de fáceis acesso a todos, apenas a classe mais abastada é que os conseguia comprar e nessa época, normalmente eram os próprios pais, avós que fabricavam os brinquedos de seus filhos, netos eparticipava com eles da brincadeira, ora com jogos, ora com diferentes atividades, como cirandas.

Aos poucos, as crianças foram deixando de freqüentar esses espaços urbanos, passando a utilizarem pequenas áreas ou as de consumo. O adulto que antes fazia parte da brincadeira, agora já não participava mais, devido o brinquedo ter se infantilizado, agora, ele passa a comprar brinquedos paraque as crianças brinquem, e não é qualquer brinquedo, é o que a criança escolher influenciada pelas mídias, já que a sociedade atual está cada vez mais preocupada com o lucro que o mercado infantil pode oferecer.

Vygotski afirma que a brincadeira é essencial para a aprendizagem e o adulto precisa interagir com a criança para que essa aprendizagem social ocorra, porque é nesse momento que...
tracking img