Brincs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRICS - Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul

Introdução

A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O´Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixaram-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento,propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS.
De acordo as análises recentes dos principais determinantes das taxas de crescimento econômico, em uma projeção para que nos próximos 50 anos a principal força na economia global será liderada pelaassociação comercial dos países emergentes formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), superando o grupo do G-6 formado pelos países desenvolvidos (EUA, Itália, França, Reino Unido, Japão e Alemanha), em termos de desempenho econômico e potencial dos países que compõe o BRICS em se tornarem os principais impulsores do crescimento econômico mundial.
Destaca-se a importância queestas economias têm revelado no comércio mundial e as diferenças em termos de desenvolvimento entre estes países.



BRICS

É um termo que engloba os países (Brasil, Rússia, Índia e China), que apesar das diferenças culturais e históricas, têm em comum o rápido desenvolvimento econômico entre as outras potências emergentes. Esses países se destacaram pelo rápido crescimento nas suaseconomias em desenvolvimento, por isso as agruparam como se fosse um bloco.
As empresas diversificam seu negócio de acordo com sua necessidade de expansão devido às tendências do mercado mundial. Mas nenhuma, citada no texto, se iguala a Tata Group. As outras empresas procuram se diversificar, mas ainda muito relacionadas ao seu negócio. O grupo Itaúsa, talvez seja o que mais se aproxima incluindooutras empresas, como uma fabricante de painéis de madeira Duratex e Itautec que desenvolve produtos e serviços de informática e automação.
Bric é a sigla que reúne Brasil, Rússia, Índia e China. Foi criada em 2003 pelo banco de investimentos Goldman Sachs, onde O’Neill é chefe de Pesquisa Econômica Global há mais de 5 anos.
Entre os países que formam os Brics (Brasil, Rússia, Índia,China e África do Sul), o crescimento da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano foi superior apenas ao russo, e a diferença ainda foi pequena.
Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 4,2% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, o russo teve alta de 4,1%, uma diferença de apenas 0,1 ponto percentual. A China se mantém como a economia que mais cresce (9,7%),seguida pela Índia (7,8%) e África do Sul (4,8%). Os dados do Brasil foram divulgados nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Até 2006, os BRICs não estavam reunidos em mecanismo que permitisse a articulação entre eles. O conceito expressava a existência de quatro países que individualmente tinham características que lhes permitiam ser considerados emconjunto, mas não como um mecanismo. Isso mudou a partir da Reunião de Chanceleres dos quatro países organizada à margem da 61ª. Assembleia Geral das Nações Unidas, em 23 de setembro de 2006. Este constituiu o primeiro passo para que Brasil, Rússia, Índia e China começassem a trabalhar coletivamente. Pode-se dizer que, então, em paralelo ao conceito “BRICs” passou a existir um grupo que passava aatuar no cenário internacional, o BRIC. Em 2011, após o ingresso da África do Sul, o mecanismo tornou-se o BRICS (com "s" maiúsculo ao final).
Como agrupamento, o BRICS tem um caráter informal. Não tem um documento constitutivo, não funciona com um secretariado fixo nem tem fundos destinados a financiar qualquer de suas atividades. Em última análise, o que sustenta o mecanismo é a...
tracking img