Brincar é coisa séria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE DE CULTURA E EDUCAÇÂO DO LITORAL SUL
FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO RIBEIRA
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

LUCELMA APARECIDA CAMILLO RIGANTE

“Brincar é coisa séria”:
REFLEXÕES ACERCA DO CONCEITO E IMPORTÂNCIA NO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Registro
2008

LUCELMA APARECIDA CAMILLO RIGANTE

“Brincar é coisa séria”:
REFLEXÕES ACERCA DOCONCEITO E IMPORTÂNCIA NO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentada á União das Instituições de Serviço, Ensino e Pesquisa – Unisep Faculdades Integradas do Vale do Ribeira – Fivr é parte dos requisitos para a conclusão do Curso de Pós Graduação de Psicopedagogia do núcleo da comissão julgadora da Unisep.

Orientação: Profª AndréiaBarbosa

REGISTRO
2008


LUCELMA APARECIDA CAMILLO RIGANTE

“BRINCAR É COISA SÉRIA”:
REFLEXÔES ACERCA DO CONCEITO E IMPORTÂNCIA NO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Este exemplar corresponde à redação final do Trabalho de Conclusão de Curso de Pós Graduação de Psicopedagogia defendido por nome do autor e aprovado pela Comissão julgadora em:
___/___/___.

Andréia BarbosaOrientador

Banca examinadora

1. Presidente: Profª Doutora - Andréia Barbosa
2. Membro 1: Profª Mestre - Simone Caetano
3. Membro 2 : Profª especialista Daniela Mei

Registro

2008
Dedicatória

Dedico este trabalho a minha família que pode compreender os meus momentos de ausência, passados em busca do conhecimento, da sede de evolução e crescimento, aos mestres que passarampela minha vida, que me transmitiram toda a base de um futuro promissor e em especial a mim que na ânsia da busca de maiores aprimoramentos usufruí dos poucos momentos de lazer para obter mais qualidade na execução desse trabalho.



Agradecimentos

Agradeço a Deus pela disposição e saúde dada parapoder levantar disposta, e cumprir minhas tarefas diárias. Agradeço a todos os professores que me acompanharam e orientaram em mais este período de estudo. Agradeço aos meus colegas, que me auxiliaram durante essa jornada de estudo. Principalmente aos meus familiares que sempre incentivaramna busca do conhecimento.


Epígrafe

Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados ou enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para formação do homem.
Drumrnond.

RIGANTE, Lucelma Aparecida Camillo . “Brincar è coisa Séria”: Reflexões Acercado Conceito e Importância no Desenvolvimento Infantil 2011. Trabalho de Conclusão de Curso Pós-Graduação “Lato Sensu Faculdades Integradas do Vale do Ribeira – Registro 2011

RESUMO


Os professores de Educação Infantil devem através do jogo, facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança nos aspectos físico, cognitivo, motor, social, político, nasidades iniciais, ou seja, inicialmente na escola, pois a Educação Infantil tem a função de promover a construção do conhecimento, assim como todos os outros níveis de educação, pois desta construção depende o próprio processo de constituição dos indivíduos que, freqüentam a escola. O jogo pode ser considerado um recurso pedagógico para a Educação Infantil, uma vez que através dele a criança aprendesobre a natureza, eventos sociais, a dinâmica interna. E a estrutura do grupo, através do jogo, ela consegue também entender o funcionamento dos objetos e explorar suas características físicas. Os jogos se configuram a inúmeras brincadeiras infantis. A criança repete no jogo as impressões que vivência no cotidiano. O jogo é uma atividade que a criança necessita para atuar em tudo que a rodeia e...
tracking img