Brincando e reciclando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BRINCANDO E RECICLANDO


Acadêmico (a) Rosana Sardo Kreusch
Prof. Orientador Shirlei de Souza Corrêa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Pedagogia (0388) – Estágio II
30/11/12

RESUMO

A ideia central desse estágio “Brincando e Reciclando” parte do pressuposto interesse das crianças confeccionar brinquedos que contribuirão significativamente para interatividadee sociabilidade do grupo, além de terem a possibilidade de brincar com brinquedos feitos por eles, considerando também que o brinquedo é de fato um subsídio importante para o desenvolvimento das aprendizagens (psicomotor) e também a preservação do meio ambiente. Com base na teoria de Maria Montessori, onde a educação é uma conquista da criança, pois se nos for dadas condições temos a capacidade deensinar a nós mesmos e também no construtivismo, onde os professores assumem o papel de guia, conduzindo e motivando o aluno no processo de aprendizado. A partir desse estágio tenho cada vez mais certeza que hoje é necessário preparar o aluno cada vez mais, para que ele construa o conhecimento e que seu uso no cotidiano seja visível, tornando-o um cidadão crítico, democrático e participativo. Eledeve ser desafiado, para que deseje saber, e uma forma de criar este interesse é dar a ele a possibilidade de descobrir. (o que a reciclagem nos proporciona) Falar ao aluno sempre numa linguagem acessível, de fácil compreensão.

Palavras-chave: Reciclagem. Jogos psicomotores. Educação.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado através do estágio realizado no Centro Educacional Vida e Paz,localizado no centro de São João Batista –SC.
Primeiramente o estágio foi de observação de 8 horas com a turma que escolhi do 1° ano, com 14 alunos sendo como professora regente Sabrina Naia de Oliveira no período vespertino. Em seguida com meu plano de aula desenvolvido sobre jogos psicomotores através da reciclagem do lixo apliquei atividades como: Observação; Pintura com tinta guache;atividades com sucata; recorte e colagem; passeios pela escola; classificação do lixo; confecções de lixeiras; músicas (reciclar); contação de história; material impresso;
etc....
A ideia central desse estágio “Brincando e Reciclando” parte do pressuposto interesse das crianças confeccionar brinquedos que contribuirão significativamente para interatividade e sociabilidade do grupo, além de terem apossibilidade de brincar com brinquedos feitos por eles, considerando também que o brinquedo é de fato um subsídio importante para o desenvolvimento das aprendizagens (psicomotor) e também a preservação do meio ambiente.
Os objetivos propostos forram:
*Apresentar brinquedos e brincadeiras a partir do material reciclado;
*Conscientizar os alunos em relação a preservação do planeta
*Reduzir osresíduos produzidos gerando menos lixo.

A sucata e o seu reaproveitamento contribui para a revisão de valores e a doação de práticas mais cidadãs através da produção de brinquedos com materiais alternativos.

Os brinquedos neste contexto transformam a sucata em produtos necessários e indispensáveis as nossas atividades e as crianças poderão a partir daí criar diferentes possibilidades deutilização do material a ser reciclado.
E foi nessa sala de 1° ano que eu percebi a necessidade de brincar e reciclar, pois as crianças estavam recebendo um aprendizado muito mecânico (lápis e caderno) sem muita oportunidade de mostrar o que conheciam. Foi então que eu tive a ideia de trabalhar o meio ambiente saindo um pouco da rotina dessas crianças, trabalhando o concreto, a realidade em nossavolta, através da criatividade de cada um.
E acredite, o resultado foi maravilhoso.


2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com base na teoria de Maria Montessori, onde a educação é uma conquista da criança, pois se nos for dadas condições temos a capacidade de ensinar a nós mesmos e também no construtivismo (Piaget), onde os professores assumem o papel de guia, conduzindo e motivando o aluno no processo...
tracking img