Brincando também se aprende matemática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE MATEMÁTICA
Valeria Dutra
Profª.André Bazzanela
Centro Universitário Leonardo da Vinci – INIASSELVI
Matemática-Trabalho de Graduação
11/06/09



RESUMO
A Matemática é uma disciplina com características muito próprias. Para estudar Matemática é necessária uma atitude especial, assim como para o ensino não basta conhecer, éindispensável criar. A Matemática é utilizada desde o princípio, vários povos foram descobrindo e aperfeiçoando o grafismo numérico até chegar ao que utilizamos em nossos dias, pois precisamos da matemática em praticamente todas as áreas. A Matemática é, sem dúvida, a ciência que melhor permite analisar o trabalho da mente e desenvolver um raciocínio aplicável ao estudo de qualquer assunto ou temática.Contudo, talvez porque foram criados hábitos mentais de que dificilmente nos conseguimos libertar, muitas são as dificuldades que os educandos encontram no seu estudo. Pensamos que as principais dificuldades devem-se ao fato de, no 1º ciclo, não ser devidamente explicitada a relação entre os conteúdos temáticos e a realidade das crianças. Visando mudar este paradigma neste trabalho optamos emtrabalhar matemática de forma lúdica, criando maneiras para que a aprendizagem aconteça com êxito, mantendo o educando atento a aula, de forma que ele possa compreender os conteúdos repassados, sendo estimulado a desvendar novos desafios através de jogos, desenvolvendo o raciocínio-lógico e sentindo interesse por essa matéria que para muitos chega causar até mesmo aversão. Pois muitas crianças játrazem de casa o conceito repassado por seus pais de que matemática era a pior matéria da escola, talvez por terem sido ensinados de forma errônea e metodologias não muito atrativas. Mas de lá para cá houve muitas mudanças e em nossos dias podemos ensinar matemática de forma atrativa acabando com esses tabus que bloqueavam a mente das crianças antes mesmo de virem para a escola, onde elas podemperceber que aprender matemática pode ser bem divertido.
Palavras-chave: ensino da matemática; jogos; aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO
Pensar Matemática hoje é pensar em uma ciência estruturada por uma gama de conhecimentos organizados e com historicidade, gerada a partir de situações-problema. O baixo desempenho dos alunos em matemática é uma realidade em todo país. É claro que há muitos fatoresenvolvidos nesses resultados, mas é uma disciplina que é apresentada sem vínculos com os problemas que fazem parte do cotidiano das crianças e adolescentes.
Além disso, a matemática é também ferramenta e aplicação em outras áreas do conhecimento. É jogo lúdico e linguagem para a comunicação e a interpretação da realidade. Pois, todos os dias, as pessoas estão envolvidas em situações nas quais énecessário contar, adicionar, subtrair, comparar etc. A importância real para se ensinar matemática é que ela é útil e, em particular, auxilia na solução de muitas espécies de problemas: e a razão principal de se estudar Matemática é para aprender como se resolve problemas.
Hoje, aprender matemática é ver o que antes não se via numa perspectiva mais atual da educação. A aprendizagem constitui um dosprazeres da vida: O ensino, por isso, precisa ser agradável, lúdico, para encantar o educando e ajudá-lo a se apropriar dos saberes que podem favorecer a sua integração com o mundo e as pessoas e, assim produzir conhecimento. Há muito tempo o aprender deixou de ser um processo de mera repetição de procedimentos e acúmulo de informações. Sendo assim, neste estudo veremos a importância de fazer com queo educando goste e sinta prazer em aprender matemática. Para melhor compreensão da forma como devemos ensinar matemática abordamos neste trabalho: a importância do ensino da matemática, matemática e ludicidade, motivação nas aulas de matemática, a importância do lúdico para a criança nas séries iniciais, assuntos estes que devem fazer parte do embasamento teórico do educador.
Ser...
tracking img