Brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL - FADERGS
Curso: PSICOLOGIA
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento I
Professor: EDUARDO LOMANDO
Aluno: MÁRCIA DE VARGAS GAISCOMPLEMENTO ARTIGO “O MUNDO REAL – O ATO DE BRINCAR DA CRIANÇA PEQUENA



























Porto Alegre, 2012Complemento “O MUNDO REAL – O ATO DE BRINCAR DA CRIANÇA PEQUENA”


O ato de brincar apresenta grande relevância no entendimento do desenvolvimento da criança. Autores importantes comoPiaget, Vygotsky e Winnicott analisaram o jogo infantil como um elemento fundamental na nossa inserção no mundo.
Para Piaget, o jogo é essencial na vida da criança, pois no jogo, ela se apropriadaquilo que percebe da realidade, podendo transformá-la. È possível perceber no artigo analisado as transformações das formas de jogo de acordo com o desenvolvimento da criança.
Piaget classificoutambém os jogos de acordo com sua evolução em jogos de exercício, simbólicos e de regras buscando entender o desenvolvimento.
Jogo de exercício: A principal característica deste estágio, quePiaget classifica como período sensório-motor, é obter a satisfação de suas necessidades. Com a ampliação dos esquemas, a criança vai cada vez se tornando mais consciente de suas potencialidades,colocando em ação um conjunto de condutas, sem modificar as estruturas.
Jogo simbólico: Estes jogos fazem parte da fase pré-operatória (dos dois aos seis anos de idade), onde a criança, além doprazer, começa a utilizar a simbologia.
Jogo de regras: de acordo com Piaget, este jogo acontece a partir dos sete anos de idade, no período operatório concreto - a criança aprende a lidar comdelimitações no espaço, no tempo, o que pode e o que não pode fazer. Este tipo de jogo não esta inserido nas demonstrações realizadas no artigo comentado
Desta forma podemos ressaltar a...
tracking img