Brincadeiras de rua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*Brincadeiras de rua

HISTORIA DO JOGO:

O cinco-marias (5 Manezinhos) tem origem em um costume da Grécia antiga.Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro (astrágalos) e observavam como caíam.
Cada lado do ossinho tinha um nome e um valor, e a resposta divina às perguntas humanas era interpretada a partir da soma dessesnúmeros. O lado mais liso era chamado kyon (valia 1 ponto), o menos liso, coos (6 pontos); o côncavo, yption (3 pontos), e o convexo, pranes (4 pontos).
Essa pode ser a origem dos dados (do latim, “dadus”, que quer dizer “dado pelos deuses”), segundo Renata Meirelles, autora do livro "Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil".
Com o tempo, os ossinhos foramsubstituídos por pedrinhas, sementes e pedaços de telha até chegar aos saquinhos de tecido recheados com areia, grãos ou sementes, conta Meirelles.
Também é conhecido como jogo do osso, jogo das pedrinhas, bugalhas, belisca, capitão, bato, arriós, telhos, chocose nécara, dentro outros.

COMO É O JOGO:

O jogo tem diferentes fases e regras, com graus de dificuldade maiores ou menores, que variamde acordo com a região do país.
A idéia principal é jogar um saquinho para cima, pegar um dos que estão no chão e pegar novamente o que está no ar sem deixá-lo cair. Importante: você não pode encostar nas outras peças enquanto faz isso.

REGRAS GERAIS:

Joga uma pessoa por vez. Se errar, perde a vez para o próximo. Quando o outro errar ou chegar ao fim do jogo, o primeiro volta ajogar de onde parou.
Para decidir quem começa, os jogadores tiram a sorte.O jogo cinco-marias pode ser jogado de várias formas. Veja algumas formas de brincar de Cinco-marias:

O QUE É DESENVOLVIDO:

É um jogo para a criança desenvolver a habilidade das mãos e a rapidez de raciocínio, a coordenação motora, ritmo, atenção, estratégia e memória. Pode ser jogado no chão, em uma mesa ou emsuperfície plana.

Pegando do chão

1. Espalhe os cinco saquinhos (ou pedrinhas) no chão. O melhor jeito é jogá-los para cima e deixar cair de qualquer jeito, sem que fiquem muito longe um do outro.
2. Escolha um saquinho, jogue-o para cima e pegue outro do chão com a mesma mão. Você precisa ser rápido o bastante para conseguir pegar o primeiro na volta.
3. Jogue os que estão na mãopara o alto e, sem deixá-los cair, tente pegar mais um. Continue até que esteja com os cinco na mão.
4. Agora que conseguiu, tente fazer diferente: em vez de pegar um saquinho por vez enquanto o que jogou para cima não cai, você tem que pegar mais de um por vez.
5. Comece tentando pegar dois de cada vez. Lembre-se que não pode deixar cair nenhum dos que estão na mão enquanto pega ospróximos. Conseguiu? Agora tente pegar dois saquinhos na primeira vez e três na segunda. Por fim: jogue um para cima e tente pegar os quatro restantes de uma vez só!
|

Jogando no chão

1. A partir de agora, o jogo muda: em vez de começar com as cinco marias no chão, você começa com todas elas na sua mão.
2. Jogue uma para cima, deixe as outras quatro caírem e pegue de novo a primeira.Recolha todas.
3. Jogue uma para cima, deixe três no chão e pegue a primeira antes de cair. Você vai ficar com duas na mão. Jogue uma para cima, deixe uma cair e pegue a primeira de novo.
4. Recolha as cinco para continuar. Agora, jogue uma para o alto e coloque no chão apenas uma por vez, até sobrar apenas uma.
|

Beijinho
1. Para deixar a brincadeira mais divertida, repita aprimeira fase (Pegando do chão), só que, cada vez que pegar um saquinho do chão, você precisa dar um beijinho nele antes de capturar a que lançou para o alto.
|

Zigue-zague
1. Coloque três saquinhos no chão em linha reta, com uma certa distância entre eles.
2. Jogue um para cima e dê toquinhos na que sobrar fazendo com que ela percorra um zigue-zague em torno das que estão alinhadas,...
tracking img