Brincadeira

Páginas: 2 (355 palavras) Publicado: 26 de maio de 2015
Brincadeira: Amarelinha
Objetivo Pedagógico: Desenvolver a coordenação motora da criança, a motricidade e ao mesmo tempo ela aprende a contar e usar o sistema de numerais.
Desenvolvimento: Desenharno TNT o percurso da amarelinha tradicional, com casas simples e duplas, numeradas de 1 a 10, separando as casas Terra (início) e Céu (final).
Explique as regras da brincadeira e o procedimento dealternância de jogadores que, em síntese, são os seguintes:
O jogador posicionado na casa inferno joga uma pedrinha na casa de número 1 e inicia uma seqüência de saltos alternados com um pé nas casassimples e dois pés nas casas duplas até a casa céu.
Em seguida, retorna percorrendo a seqüência de trás para frente, e ao chegar na casa dupla 2 e 3, deve recolher a pedrinha que está na casa 1 e saltarsobre ela e sobre a casa inferno.
Se completar essa seqüência de saltos com êxito, joga a pedrinha novamente, agora na casa 2, e realiza a seqüência de saltos da mesma forma da rodada anterior.
Notrajeto de ida e de volta, o jogador deve pisar dentro das casas sem tocar em nenhuma linha.
Caso isso aconteça, passa a vez para o jogador seguinte e, quando chegar novamente a sua vez, retoma asequência da casa em que acertou pela última vez.
Existem alguns desdobramentos e nuances de regras que variam de lugar para lugar e que provavelmente as crianças já conheçam. Nesse caso, esses aspectospodem ser levantados com os alunos e adotados.
Ajude as crianças a se organizarem em pequenos grupos de 3 a 5 elementos e distribua um espaço de brincadeira para que cada grupo desenhe a sua amarelinhatendo como referência o modelo apresentado.
Percorra os grupos durante a confecção dos desenhos, observando se o tamanho e a distância entre as casas são condizentes com a capacidade de saltar dosparticipantes e oriente as mudanças necessárias.
Após a realização dos desenhos, as crianças vão brincar nas amarelinhas enquanto você orienta individualmente os alunos, especialmente em relação aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brincadeiras
  • Brincadeira
  • Brincadeira
  • BRINCADEIRAS
  • Brincadeiras
  • Brincadeiras
  • As brincadeiras
  • Brincadeiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!