Brincadeira de crianças

Páginas: 6 (1486 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
Brincadeiras de Criança

O ato de brincar tem para a criança um caráter sério porque é o seu trabalho, atividade através da qual ela desenvolve talentos naturais, descobre papéis sociais, limites, experimenta novas habilidades, forma um novo conceito de si mesma, aprende a viver e avança para novas etapas de domínio do mundo que a cerca.
Desenvolvimento da noção de espaço, dalateralidade, da coordenação motora fina e global, da interação com o grupo e tantas outras habilidades podem ser desenvolvidas através das brincadeiras. Não podemos deixar que as brincadeiras restrinjam-se ao pré-escolar. Devemos perpetuar pelo ensino fundamental. É só adequá-las à idade das crianças.
Apresentamos a seguir cinco brincadeiras que estimulam algumas dessas habilidades:Rasgando papel

Participantes: todos os alunos da sala
Faixa etária: 4 a 6 anos
Local: sala de aula
Material: Folhas de revistas velhas ou papel colorido.

Objetivo:
➢ Estimular a coordenação motora fina através do movimento de pinça.
➢ Despertar a imaginação

Como brincar:
Disponibilizar para cada aluno uma folha de revista oude papel colorido com um risco traçado a mais ou menos 4 a 5 centímetros da margem.
Pedir a eles que rasguem com a ponta dos dedos a folha de papel em tirinhas o mais fino que conseguirem.
Depois que todos estiverem terminado de rasgar a respectiva folha peça para que inventem algo com a “franja” que ficou. Os alunos podem usar a imaginação a vontade. No final pode-se eleger o alunoque fez a criação mais interessante.
Amarelinha

Participantes: 2 ou mais
Faixa etária : Acima de 5 anos
Local : Calçada, Praia, Quintal, Quadra de esportes, Praça
Material: Giz e uma pedrinha ou saquinho cheio de areia.

Objetivo:
➢ Estimular: Equilíbrio, Agilidade, Mira, coordenação motora fina e Global.

Como Brincar:
Desenhe aamarelinha no chão, indo do número 1 ao 10. . Na parte superior do desenho, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’..As crianças devem decidir quem vai começar.,.
Para jogar, o escolhido fica atrás da linha do início do traçado – do lado oposto à palavra ‘Céu’ – e atira na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nosdois pés e em um pé só. Ao chegar no ‘Céu’, faça o caminho de volta do circuito, pega - sem pular na casa onde ele está – e volte para trás do traçado. Depois jogue a pedra ou saquinho de areia na próxima casinha e assim sucessivamente.
Perde a vez quem pisar na casa em que está a pedrinha, pisar na risca, não pegar a pedra ou errar a casinha na hora de jogar a pedrinha Se errar, será a vezdo próximo jogador. Vence quem completar todo percurso primeiro.
Dica: para inovar, faça circuitos em formatos diferentes, como caracol ou retângulos maiores. Para as crianças mais novas, os circuitos podem ser menores e podem ser feitas exceções – como, por exemplo, permitir que elas pulem com os dois pés em todas as casas.
A amarelinha, também conhecida como “Pular amarelinha”,é uma brincadeira que além de estimular à habilidade do equilíbrio, a agilidade e a mira, estimula a criança a ter noções dos números, trabalhando a ordem das casas numéricas do número um ao número dez, pois as crianças nas áreas que não existem associações de casas, ou seja nos quadrados 1 – 4 -7-10, as crianças apenas podem colocar um pé, e nas demais com casas juntas 2 e 3 -5 e 6-8 e 9 e Céupodem e devem colocar os dois pés.

Brincando com bambolê

Participantes: número correspondente à quantidade de bambolês.
Faixa etária: acima dos 6 anos
Local: quintal praça parque, calçada, praia, pátio da escola.
Material: Bambolês (em número correspondente à quantidade de participantes).

Objetivos:
➢ Estimular: Ritmo, coordenação motora, equilíbrio,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BRINCADEIRA DE CRIANÇAS
  • Brincadeira para crianças
  • brincadeiras para crianças
  • Brincadeiras com crianças
  • Brincadeiras de criancas
  • Brincadeiras de criança
  • Brincadeiras para crianças
  • BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!