Brifing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O Marketing nunca foi tão importante nas organizações como hoje. Do conhecimento desta ciência, que não deixa de ser uma arte, saem as grandes idéias e inovações, e principalmente o que é fundamental para qualquer segmento de mercado: A propaganda, que como diz o ditado, é a alma de um negócio.
Uma boa propaganda cria marcas, imagens, gera liderança no mercado, e conseqüentemente,torna uma empresa num grande sucesso. E com a tecnologia que existe atualmente, a propaganda pode ser cada vez mais explorada. Hoje a mídia detém uma influencia expressiva sobre as opiniões das pessoas, que são os consumidores em potencial. E a propaganda agarra este gancho para também expandir seu produto ou serviço no mercado e seduzir o consumidor.
Uma das tarefas mais importantes que oresponsável pelo marketing deve realizar é a ótima preparação da peça inicial de uma campanha publicitária, o chamado Briefing, o qual estaremos discorrendo com mais profundidade nas próximas páginas, e ainda apresentar um exemplo real de um. O “produto” a ser explorado será a Festa do Sairé.

O que é o Briefing?

Em inglês, Briefing significa Resumo. É um documento contendo a descrição da situação damarca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los. Base do processo de planejamento. Quando fala-se em Brifar quer dizer o ato de passar o briefing para outra parte envolvida.
O processo de Briefing acontece quando uma informação vai de um ponto para outro – ou seja, de uma pessoa para outra, de uma empresa para outra – e seu propósito pode ser estabelecidocomo uma forma de organizar a passagem da informação certa – das pessoas certas para outras pessoas certas -, na hora certa, da maneira certa e pelo custo certo.
Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível, mas tão longo quanto necessário, ou seja, ele deve conter todas as informações relevantes e nenhuma que não seja. Um briefing muito grande, por exemplo, é ruim não só por ser extenso, masprincipalmente porque não é seletivo, e sem seleção todo processo se torna dispersivo. Já um briefing excessivamente reduzido é incompleto, e abre espaço para a imaginação das pessoas que trabalharão na tarefa. A imaginação é fundamental, é claro, mas para resolver o problema e não para se ficar imaginando como ele de fato seria.
No caso de um briefing muito sistematizado, ou dogmático, é que eleparte de tantas imposições, regras e preconceitos que estrangula a criatividade das pessoas e traz o desanimo ao processo. É muito bonito como tese acadêmica, mas na prática é ineficaz.
Um briefing raramente acontece pura e simplesmente. Ele tem de ser adequadamente organizado. E o executivo de propaganda é a pessoa-chave neste processo. Na verdade, o briefing é inseparável do planejamento depropaganda. No momento em que começa a investigação do problema, também começa o processo de planejamento (também chamado contra-briefing). O briefing é um processo contínuo e cumulativo através de todos os estágios deste planejamento.
A questão de quem deve brifar quem depende de algumas variáveis. Para começar, o briefing deve ser um diálogo contínuo entre o anunciante e a agencia, e cada partedeve claramente entender e aceitar suas responsabilidades em relação a outra. Basicamente, as áreas de marketing devem ser responsáveis por tornar as informações acessíveis e a área de propaganda, junto com a agencia, por obter as informações necessárias.
Para se fazer um briefing existe uma série de informações necessárias para realizá-lo com excelência. Todos estes pontos serão demonstrados aseguir, através de um exemplo real: um briefing sobre a Festa do Sairé. Mas além do briefing completo, um resumo deve ser preparado tanto para servir de introdução como para informar a superiores e subordinados sobre o que (e por que) está sendo feito.

Briefing: Festa do Sairé

• Fato principal: A Festa do Sairé é uma Manifestação Folclórica profano-religiosa do povoado de Alter-do-Chão...
tracking img