Brienfing referencial

887 palavras 4 páginas
1.Briefing
Briefing é um documento contendo as informações preliminares fornecidas pelo cliente à agência de publicidade e tem como objetivo orientar os trabalhados que serão desenvolvidos pela agência. O briefing juntamente com as pesquisas coletadas são a base do planejamento publicitário.
Segundo (Corrêa, p. 123) “Briefing é um conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um trabalho de propaganda, promoção de vendas ou relações públicas”.
Como o próprio nome diz, briefing é um resumo, mas apesar disso, ele precisa ser preciso e completo, dependendo da necessidade e dos objetivos que pretendem ser alcançados. E o mesmo precisa ser aprovado por aqueles que têm o poder de decisão dentro da empresa onde se faz o levantamento, isso se faz necessário para que o mesmo não seja modificado, e a agência tenha fundamentosseguros para executar o trabalho.
Como afirma (Santanna, p. 107) “O briefing é uma fase completa de estudos e deve conter as informações a respeito do produto, do mercado, do consumidor, da empresa e os objetivos do cliente”.É preciso ter clareza e organização em todas essas informações para que o trabalho seja eficiente para tanto deve existir um diálogo constante entre o anunciante e a agência.
Informações sobre o histórico da empresa, sua estrutura, filosofia, política interna e externa, logística, etc. devem estar no briefing, pois estas informações podem apresentar um referencial competitivo para a empresa em relação ao concorrente.
O briefing é importante porque reduz os erros e evita desperdícios de tempo e dinheiro, possibilitando acertar o alvo desejado com o máximo de precisão. Percebendo que as verbas publicitárias são limitadas, devemos aplicar o dinheiro da melhor forma para conseguirmos o melhor retorno possível. Para tomar decisões acertadas é preciso compreender as principais variáveisque influenciam o mercado, a concorrência, o produto, e etc. Vale ressaltar que muitas campanhas publicitárias

Relacionados

  • TRABALHO MARKETING ESTRATEGICO
    4848 palavras | 20 páginas
  • Karim rashid
    19727 palavras | 79 páginas
  • Gerenciamento de obras
    15553 palavras | 63 páginas
  • Publicidade e propaganda
    94652 palavras | 379 páginas