Briefing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Grupo Petrópolis:

Ética na Publicidade
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre ética nas estratégias de comunicação por meio da publicidade e propaganda, levantando aspectos teóricos e práticos da ausência de atitudes éticas nas campanhas publicitárias, produtos e serviços. O estudo, de caráter exploratório, foi realizado por meio de coleta de dados em bibliografias edocumentos com informações sobre a temática abordada. Com a pesquisa, foi possível perceber que há conseqüências negativas da falta de ética na publicidade e propaganda, tanto para promotores destas campanhas, acarretando problemas jurídicos ou mercadológicos, como o crime de propaganda enganosa e a distorção da imagem no mercado.

A L’Oréal foi condenada pela corte francesa por excluir “mulheres decor” dos eventos de lançamentos dos seus produtos e da grande maioria das suas propagandas, sendo obrigada a pagar uma multa de 30 mil euros. A sua empresa de comunicação foi condenada a pagar o mesmo valor e ainda teve uma sentença de prisão de três meses decretada contra um dos seus diretores. Em 2000, a ONG francesa SOS Racisme denunciou que um fax da empresa de comunicação contratada pelaL’Oréal, recrutando garotas para um evento de divulgação dos seus produtos, estipulava que a empresa queria mulheres entre 18 e 22 anos, tamanho 38 a 42 e “BBR”, iniciais que representam “bleu, blanc, rouge”, as cores da bandeira francesa e código para pessoas “brancas” e de origem francesa, sem background estrangeiro.

*Ser responsável e agir corretamente sem prejudicar terceiros.

Texto no outdoor:“Se fosse uma mulher, ia levar um beliscão no bumbum.”
Pichação: “Se essa mulher fosse um carro, ia passar por cima de você.”
Prometer um determinado produto para o consumidor e não cumprir.

A Fundação Procon-SP realizou fiscalização para verificar o cumprimento da lei estadual que obriga os fornecedores a fixar data e turno para a entrega de produtos ou realização de serviços aos consumidores.As empresas que descumpriram a lei serão autuadas e irão responder processo administrativo, assegurada ampla defesa, podendo ao final deste ser multados, com base no artigo 57 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor). O valor da multa pode chegar a R$ 3,2 milhões.
O profissional tem sempre que respeitar as leis e os direitos do consumidor.http://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=1358

* O públicitário sem intenções ou por falta de total conhecimento do produto acaba omitindo alguma informação.
A linguagem da publicidade é uma linguagem de massas, que deve ser direta e acessível. Por isso os textos publicitários usam uma linguagem simples e de fácil entendimento. Evita sintaxe rebuscada ou termos eruditos. Apesar disso, a linguagem da publicidade é a norma culta: errosgramaticais ou ortográficos só são utilizados de propósito, e pode apelar para licença poética, usando também neologismos. O uso de termos vulgares e de palavrões também não faz parte da linguagem da publicidade.
*Vivemos em um mundo democrático onde todos podemos expressar nossas idéias, crenças e opiniões, o grande acontecimento da “democracia eletrônica” mostra claramente o que seria o comandomascarado, as pessoas acha que decidiu algo mas na verdade ele opera representações de conceitos de programados, e desta maneira toma ciência comum das coisas.
*A mídia, de certa forma é uma facilitadora do próprio raciocínio, num mundo à
parte onde o sentido é o que menos importa, mas sim a conexão de sentidos múltiplos
entre si, até que uma nova regra seja formada. Desta forma, o que importaé a difusão
desta nova ética. E toda ética supõe uma partilha pública de uma regra comum. E a cuja felicidade é percebida e traduzida pelo bom faturamento no fim do mês. 

Bebidas Alcoólicas

CONAR( Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária) classifica as bebidas alcoólicas em três categorias:
- bebidas normalmente consumidas durante as refeições, por isso ditas de...
tracking img