Briefing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BRIEFING PARA PEÇAS GRÁFICAS

O termo “briefing” é utilizado por várias áreas profissionais com diferentes conotações e objetivos. Quando se trata de profissões que lidam com projetos, como no caso do Design gráfico, ele é uma ferramenta essencial para o estabelecimento dos objetivos a serem alcançados com o projeto.

Utilizado também com o nome de “design brief”, ele pode ser definido como“etapa fundamental para o desenvolvimento de trabalho, o briefing, fruto de uma reunião do designer e o cliente, deve ser construído por ambos e deve contemplar todas as informações objetivas e subjetivas, os condicionantes e os limitantes do projeto. O briefing deve responder qual o OBJETIVO do trabalho, deve descrever os problemas que indicam a necessidade do projeto e os possíveis benefícios coma sua implantação”, segundo a Rede Gaúcha de Design (www.rgd.org.br).

Não existe um roteiro padronizado para elaboração de briefings, pois as particularidades para cada tipo de peça, de cliente, de público-alvo, de limitações, etc. determinam a necessidade de construção personalizada para cada situação.

Entretanto, existem questões essenciais ao entendimento de um “problema” a ser alvo deprojeto no âmbito do Design gráfico que devem ser consideradas em quaisquer circunstâncias. As principais são:

1. Informações sobre o cliente: características mercadológicas, comerciais, históricas, etc. Elementos que determinaram a existência da demanda. Objetivos e benefícios a serem alcançados com o trabalho de Design gráfico (na visão do cliente). Elementos e materiais gráficos dereferencia. Informações sobre a identidade visual da empresa/instituição.
2. Informações sobre o “problema”: qual é a situação de desajuste/insuficiência que leva a se necessitar de uma solução? Como essa questão se insere no sistema de comunicação do cliente? Conteúdo que deverá ser transmitido. Material iconográfico a ser utilizado (existente ou a ser gerado?)
3. Informações sobre opúblico-alvo: características, delimitações, particularidades.
4. Informações sobre as limitações: verba alocada, relação custo-benefício (investimento), limitação temporal (data-limite), limitações tecnológicas, etc.
5. Avaliação de resultados: como se pretende avaliar se os objetivos foram alcançados?
6. Interlocução: como será construída a interface entre cliente edesigner? Quais serão as atribuições e quem será responsável por cada uma delas?
7.
Essas informações deverão ser geradas em reunião(ões) do designer com o demandante do trabalho e dela(s) deve(m) participar os membros da equipe técnica da empresa/instituição demandante, pois são eles que normalmente detêm as informações-chave sobre os assuntos que serão tratados.
É também adequado que seforneça antecipadamente ao cliente o roteiro da reunião de briefing (se possível, com informações detalhadas e explicação dos conteúdos) para que ele possa se preparar, seja refletindo sobre sua demanda, seja coletando dados e informações para apresentar.
Concluída(s) a(s) reunião(ões), cabe ao designer organizar e sintetizar o material recolhido, editorando-o de forma sintética (daí o nome brief:resumo, síntese) contendo a essência dos componentes do “problema” a ser resolvido e das relações que existem entre eles.


2. Informações sobre o problema
- A mais importante das ferramentas para o trabalho de Design Gráfico de publicações é o manual de produção gráfica que contenha as informações, dados, técnicas, gabaritos, etc. relativos ao planejamento, projeto,arte-finalização e acompanhamento de produção de peças gráficas.
- Para isso, se poderiam utilizar os livros de Produção Gráfica existentes no mercado. Entretanto, a velocidade evolutiva das técnicas e da tecnologia gráfica é diferente (mais acelerada) que a de geração de livros técnicos. Assim, os manuais disponíveis na bibliografia técnica da área se encontram tecnicamente defasados. Ou estarão...
tracking img