Briefing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA PROFISSIONAL DE VILA DO CONDE DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO |
6º MÓDULO: O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA |
BRIEFING |
21-11-2011
TRABALHO ELABORADO POR: BRUNO QUINTAS E SÓNIA MONTEIRO
21-11-2011
TRABALHO ELABORADO POR: BRUNO QUINTAS E SÓNIA MONTEIRO

JDTJDJDKDKKKTK
JDTJDJDKDKKKTK

Introdução

Este trabalhosurgiu no âmbito da disciplina de Comunicação que é lecionada ao longo do 2º e 3º ano do Curso de Técnico de Marketing, sendo que neste 6ºMódulo intitulado por “O Processo de desenvolvimento de uma Campanha Publicitária” tem como finalidade a criação do seguinte trabalho: A elaboração de um briefing.

Foi neste contexto que surgiu a ideia de realizar um trabalho que exemplifique a realização de umbriefing de uma Campanha Publicitária, nomeadamente a Institucional, que procura promover e diferenciar ações, estratégias e planos de responsabilidade social de empresas que prezam pelo crescimento de sua comunidade, cultura, educação e/ou preservação ambiental.

O objetivo deste trabalho é justamente apresentar uma dessas campanhas, cuja qual escolhemos a “Causa Maior”, uma Campanha desolidariedade. Para tal, baseamo-nos na enorme popularidade da sua “imagem de marca” a conhecida “Popota”, que elevou o seu conhecimento a um nível massivo, atingindo públicos de todas as idades através de diversos meios de comunicação. Esta, cativando o público pelo seu modernismo e otimismo revelou-se também comercial, através de grandes cadeias de hipermercados que divulgam produtos relacionados coma Causa Maior.



Contexto do Projeto

Descrição do Projeto

* Origem e Evolução

A Causa Maior é uma iniciativa de responsabilidade social dos Hipermercados Modelo criada em 2006, que visa estar ao lado da população sénior, contribuindo ativamente para que tenham uma melhor qualidade de vida. Estas preocupações são partilhadas pela Cruz Vermelha Portuguesa que tem como objetivocriar condições que permitam dar mais vida aos anos dos seniores, de uma forma ativa, divertida e constante na comunidade
Para o natal desse mesmo ano, a cadeia de hipermercados investiu milhões de euros na criação da campanha publicitária natalícia, considerada a maior de sempre. "Popota" foi a protagonista a imagem de marca deste Natal Modelo.
No ano de 2007 foram angariados 330 mil euros,através da contribuição dos portugueses em 93 hipermercados do país. O dinheiro serviu para apoiar 80 mil seniores.
Em 2008, a Causa Maior angariou 400 mil euros, valor que foi distribuído pelas mais de 100 localidades onde os Hipermercados Modelo e Modelo Bonjour estão presentes.
Em 4 anos já angariou cerca de 1,5 milhões de euros aplicados em projetos para melhorar a qualidade de vida dosseniores de Portugal.

Histórico do Projeto

* Campanhas anteriores realizadas

Para o natal de 2007, a cadeia de hipermercados investiu cerca de 4 milhões e meio de euros na criação da campanha publicitária natalícia, considerada a maior de sempre. "Popota" foi a protagonista deste filme, e a imagem de marca deste Natal Modelo. Uma campanha inspirada em verdadeiros musicais e Moulin Rouge, emfilme de animação. Mais tarde, o Continente Hipermercados veio a criar uma campanha publicitária do mesmo estilo, mas com protagonistas a sério, e fazendo um re-styling da marca.
Em 2008 a Popota voltou para mais uma campanha de Natal do Modelo e dessa vez não veio sozinha. No anúncio desse ano, a mascote mais sensual do Natal apareceu com um companheiro, inspirado no cantor Tony Carreira.
O spotpublicitário serviu para promover o CD de Natal da Popota, cujas receitas iriam reverter para a "Causa Maior”. O álbum tinha 12 faixas, incluindo um dueto com o Tony Carreira, e custava 3 euros, revertendo 1 euro para a Cruz Vermelha.
Nesse ano a campanha publicitária mostrou uma Popota mais contida a nível de vestuário, mas que continuava a ter uma fraca relação com a quadra natalícia. No...
tracking img