Briefing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento Estratégico e Política de Negócios

Bauru - SP
2011
Planejamento Estratégico e Política de Negócios

Trabalho com o objetivo de aquisição de conhecimento e aprovação na disciplina de Planejamento Estratégico e Política de Negócios

Bauru - SP
2011

Sumário

Atividade 3
Fernando Gracioso 4
Jader Souza 5
Philip Kotler e Gary Armstrong6
Djalma de Pinho Rebouças Oliveira 6
Francisco Gracioso x Djalma de Pinho R. Oliveira 7
Jader Souza x Djalma de Pinho R. Oliveira 8
Kotler e Armstrong x Djalma de Pinho R. Oliveira 8
Conclusão 9
Bibliografia 10

Atividade

Pesquisar como é definida a metodologia ou desenvolvimento e implantação do Planejamento Estratégico por 3(três) autores diferentes do Prof° Oliveira ecomparar com a metodologia apresentada comentado-a

Fernando Gracioso

Segundo Gracioso (2006, p.23) “os homens sempre que podem evitam pensar no futuro”.
O planejamento do futuro não faz parte da natureza humana, os homens preferem não pensar no futuro, é o que acontece com relação ao planejamento estratégico em grande parte das organizações e seus administradores.Os diretores da grande maioria das empresas ocupam maior parte do seu tempo preocupando-se com resultados e lucros das empresas no momento presente, sem dar muita importância ao planejamento do futuro, o que se mostra muitas vezes um comportamento errôneo.
O autor cita entre os motivos para uma organização não investir em um planejamento estratégico o fato de que com o crescimentoe a maior complexidade de gestão na organização, aumentam também o número de decisões que devem ser tomadas no dia-a-dia. Outro fator citado pelo autor é que com o crescimento a empresa pode perder seu “espírito empreendedor” pelo fato de nesse momento as principais decisões serem tomadas por executivo de carreira da empresa, estes sem a coragem e a motivação de seus fundadores.
ParaGracioso (2006, p. 25) “o planejamento estratégico pode ajudar a remediar essa situação tendo a possibilidade da evolução para o gerenciamento estratégico”.
O autor cita que o planejamento estratégico quando desenvolvido e implantado de forma definitiva na empresa ao ponto de este ter um setor especifico dentro da organização ele passa a se tornar o setor de gerenciamento estratégico, masesse processo deve ocorrer de forma imperceptível aos colaboradores para que se tenha êxito na mudança.
O planejamento estratégico pode ser adotado por qualquer empresa, mas para que ele seja realmente aproveitado em beneficio da empresa, ela deve atende quatro pré-requisitos que são:
1) encarar o crescimento como sua 2ª natureza.
2) encarar os concorrentes comoinimigos reais ou potenciais e conscientizar-se da importância de neutralizá-los ou marginaliza-los.
3) aceitar a progressiva profissionalização de sua administração independente de sua cultura e estrutura.
4) deve estar disposta a fazer a transição decisiva para o gerenciamento estratégico.

Jader Souza

Para Souza (2006, p.78) “as empresas pecam ao nãofocarem no planejamento estratégico”. De acordo com o autor todas as empresas, grandes ou pequenas, falham ao não se atentarem para a importância do desenvolvimento de um planejamento adequado e podem sofrer várias conseqüências futuras com esse comportamento.
Planejamento estratégico para o autor, é fonte de vários benefícios para qualquer organização independente de seu tamanho ou mercadoem que atua, ele proporciona além de outras vantagens a otimização de seus produtos e serviços para melhor aproveitamento das oportunidades, possibilidade de se lidar com as ameaças do mercado além de sanar pontos fracos aumentando assim sua eficiência e desenvolvendo seus pontos fortes, e com isso aumentar seus lucros e sua participação no mercado.
Segundo Souza (2006, p. 78) “sem...
tracking img