Briefing e planejamento de mídia - omo "pelo direito de ser criança"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2739 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Briefing

Background

Em 1957 foi criada no Brasil a marca Omo, de origem inglesa (registrada em 1908) – lançada no país pela Lever – empresa que deu origem a Unilever em 1930, com a missão de ser mais do que um detergente em pó, capaz de atingir resultados de limpeza muito mais eficientes do que o tradicional. Omo foi introduzido em muitos países, lançando inúmeras variações e desenvolvendotecnologias e fórmulas eficazes na lavagem de roupas.
Atualmente a marca OMO comercializa seus produtos em mais de 28 países ao redor do mundo, tendo no Brasil aproximadamente 50% do mercado de sabão em pó, estando presente em cerca de 50 milhões de domicílios no país que consomem mais de 380 milhões de embalagens. Com forte presença na Europa (especialmente na Turquia), América Latina e Ásia,a empresa se tornou uma das mais rentáveis e fortes da Unilever, faturando anualmente mais de US$ 3 bilhões.
O segredo da marca está no profundo conhecimento da consumidora brasileira e de suas necessidades, a tradução dessas necessidades em inovações e em pioneirismo, somados a uma comunicação consistente, ou seja, que equilibre a divulgação dos benefícios funcionais do produto com a missão damarca, que é estimular o desenvolvimento infantil.
OMO tem como essência, o conceito “Porque se sujar faz bem”, que diz respeito ao estímulo e libertação para as crianças crescerem e se desenvolverem, descobrir o mundo e aprender através de suas próprias experiências. A marca acredita que, para as crianças, sujar-se faz parte do aprendizado e é natural – por esse motivo elas precisam deexperiências que envolvam aventura, natureza, descobertas e criatividade para o seu desenvolvimento.
Há dez anos, a Unilever segue a missão global de despertar o potencial humano por meio do desenvolvimento infantil. Por isso, através da marca OMO, criou o programa “Pelo Direito de Ser Criança”, com o objetivo de promover e incentivar as boas práticas para o desenvolvimento infantil, acreditando quesão as iniciativas das escolas que auxiliam no crescimento das potencialidades de nossas crianças e as preparam para serem adultos responsáveis e comprometidos com a sociedade em que vivem. Assim sendo, a marca reconhece e faz premiações para escolas e profissionais que valorizam a importância do brincar e do aprender pela experiência em suas práticas.
O Programa Pelo Direito de Ser Criança éum projeto que premia escolas públicas e privadas que incentivam o brincar e o aprender pela experiência nas práticas escolares. “O Programa faz uso de duas categorias, o selo “Aqui Se Brinca” e “Aqui se Aprende”, respectivamente para as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A forma de avaliação das escolas é feita por meio de uma comissão formada por profissionais de educação,psicopedagogia e especialidades referentes ao tema do brincar e do aprender pela experiência.

Fato Principal

Comunicar o trabalho de responsabilidade social que a Unilever faz através da marca OMO: programa “Pelo direito de ser criança”.

Problemas e Oportunidades

- Os problemas encontrados é por se tratar de uma campanha com assunto um pouco delicado, se tratando de crianças e educação. Acampanha pode ser interpretada de formas diferentes pelas pessoas que talvez não concordem com o modo que a empresa incentiva na educação, podendo achar que não é a forma correta. Outro possível problema é pelo fato da Omo ser o sabão mais caro do mercado, fazendo com que as pessoas possam considerar a princípio, que o seu projeto é elitista.

- As oportunidades estão relacionada ao momento emque estamos vivendo, onde muitas empresas querem mostrar o que estão fazendo pela sociedade, já que os consumidores estão cada vez mais atentos e levando mais em consideração o quanto uma empresa está dedicada com as responsabilidades sociais na hora de decidir a sua compra. E, uma segunda oportunidade é a questão da campanha ser relacionada com as crianças, o que humaniza a marca e gera maior...
tracking img