Briefing Trabalho Comunica o Fecap Matriz

8627 palavras 35 páginas
1. Caracterização do Negócio e da Empresa

Ramo de atividade;
Prestação de Serviço

Setor de atuação;
Educacional

Origem e evolução da empresa;
Surgiu a partir da abertura de cursos comerciais que buscavam suprir a falta de mão de obra especializada na gestão de empresas. Desde os últimos anos do século XIX, São Paulo passava por um processo de expansão industrial e de multiplicação de casas bancárias e comerciais. Nessa época, o progresso que transformava a cidade também trouxe, paralelamente, as primeiras dificuldades na organização e contabilização das empresas. Para enfrentar esses problemas, seus proprietários apoiavam-se na competência de técnicos que, periodicamente, eram trazidos de outros países.

Para formar os especialistas necessários para o desenvolvimento da economia paulista, o professor Horácio Berlinck propôs a abertura de uma escola voltada para o ensino comercial. Com o apoio de um grupo de empresários, dentre os quais destacava-se o conde Antônio Álvares Penteado, foi fundada a Escola Prática de Comércio em 2 de junho de 1902, com o expressivo número de 216 alunos matriculados. Um dos primeiros estabelecimentos do gênero, já em 1905 a instituição foi declarada de utilidade pública e obteve o reconhecimento oficial de seus diplomas, atraindo um número cada vez maior de alunos em busca da especialização profissional.

Sem instalações próprias para atender a esse crescimento, a escola usou, durante algum tempo, salas de aula do extinto curso anexo da Faculdade de Direito de São Paulo. Essa situação de provisoriedade foi resolvida quando o conde Álvares Penteado doou à escola, ainda em 1905, um grande terreno no largo de São Francisco e, às suas custas, mandou construir e mobiliar o edifício próprio da instituição. Inaugurado em 1908, o prédio manteve ao longo do século XX suas características arquitetônicas originais, sendo tombado pelo poder público em virtude de seu valor histórico e artístico.

Em 1923, a escola transformou-se na Fundação

Relacionados

  • Pic brasa clube de jiu jitsu
    31755 palavras | 128 páginas