Briefing: onde tem taxi aqui?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BRIEFING: Onde tem taxi aqui?
BACKGROUND
DADOS SOBRE O TRÂNSITO
Um dos maiores problemas de quem enfrenta o trânsito nos centros urbanos brasileiros é o estresse, outro deles é a insistência de consumir bebidas alcoólicas e dirigir. Os engarrafamentos, as imprudências e o mau comportamento de quem trafega pelas ruas das cidades podem tirar a concentração dos condutores de caminhões,automóveis, motos e bicicletas, e também de pedestres, causando acidentes que poderiam ser evitados.
Segundo o último anuário estatístico do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de veículos no Brasil praticamente dobrou em 11 anos. Passou de 30,9 milhões de unidades em 1998 para 59,3 milhões em 2009. Tantos automóveis, ônibus e motos circulando por vias urbanas e estradas do País exigemcolaboração dos condutores e pedestres.
Segundo o Denatran, em 2009, 51,8 milhões de pessoas estavam habilitadas a conduzir veículos ou motos no Brasil e o desafio é sensibilizar esses condutores para ter tolerância e promover a paz no trânsito.
É importante lembrar que não são apenas as pessoas que estão ao volante as responsáveis pela segurança no trânsito. Os pedestres devem obedecer a regras,como esperar na calçada o momento certo para atravessar a rua, utilizar passarelas em locais sem sinalização e nunca atravessar em local proibido.
DADOS SOBRE SMARTPHONES
Falando em Smartphones, o Brasil já faz parte do top 10 países com maior número de aparelhos ativos, cerca de 13 milhões (em 2011). Em apenas um ano, os aparelhos com sistema operacional móvel Android e iOS cresceram 220% nopaís — só perdendo para o Chile, com 279%, e para a China, com impressionantes 401% de crescimento no mesmo período.
Em uma pesquisa mais recente realizada pelo Instituto Ipsos Mediact e encomendada pelas agências WMcCann e Ponto Mobi, o numero subiu para 14% da população, ou 27 milhões de brasileiros. O estudo foi realizado em sete estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte,Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus e Recife. Mil pessoas foram entrevistadas, todas possuem celular, sendo mulheres e homens entre 14 e 59 anos, pertencentes as classes sociais A, B e C.
A pesquisa mostrou que dos 27 milhões de usuários de smartphones, 35,2% trabalham e estudam, 33,8 apenas trabalham e 24,2% apenas estudam. 49,7% pertencem à classe A, 33,5 à classe B e 19% à classeC.
Quando o assunto é a distribuição por idade, a maior parte dos usuários compreende a faica de 25 a 34 anos, 34,6%, seguido de 35 a 44 anos, com 33,2%. 21,1% dos usuários possuem 55 a 59 anos, o que mostra que o seguimento está bem distribuido por todas as faixas etárias.
As redes sociais são acessadas por 33,9% dos pesquisados, sendo o Orkut mais acessado pela classe C, 56,4%, enquanto oFacebook é mais acessado pela classe A 59,6%. Os acessos do Twitter estão mais distribuidos, com 38,6% vindo da classe A, 38,4% da classe B e 31,3% da classe C.
No Brasil a Nokia libera o mercado com 35% de participação, seguida da Samsung com 17,8% e o iPhone, da Apple, com 9,8% dos brasileiros. Embora com número modesto, os usuários de iPhones são os que mais possuem interesse no acesso à internet,totalizando 97,4%.
Vale notar que a Nokia usa o sistema Symbian e recentemente começa a utilizar o Windows Phone, a Samsung utiliza o Android, do Google.
DADOS SOBRE O APLICATIVO
O Ministério das Cidades, por meio do DENATRAN, desenvolveu dois aplicativos para celular com o objetivo de reduzir duas das principais causas de acidentes no trânsito: a distração pelo uso do celular  ao volante edirigir após o consumo de bebidas alcoólicas.
O “Mãos no Volante” é uma ferramenta disponível para smartphones que evita o atendimento indevido de ligações e informa os remetentes com mensagens automáticas. Ao baixar o aplicativo na loja virtual, o motorista não poderá atender o celular enquanto estiver dirigindo. As pessoas que ligarem ou enviarem mensagens de texto perceberão que a ligação...
tracking img