Briefing omo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Produto
-Nome: OMO Líquido Super Concentrado.
-Descrição: Sabão em líquido para lavar roupas e tirar manchas.

O Mercado
-Canal(is) de venda (da categoria): Presente em todos os estados do Brasil, e em alguns outros países, seu principal canal de venda é em supermercados e lojas que vendem produtos de limpeza.

-Importância relativa (se vendido em mais de um canal: Apenas divulgação amais do produto, já que seu local de venda, é em mercados e segmentos desse.

-Como se vende o produto: Expostos em prateleiras, no setor de higiene e limpeza. Pode ser vendido unitariamente ou em pacotes contendo mais de um(Promocionais) e para serviços de lavanderia, mediante solicitação é vendido em grandes quantidades.

-Influência do atacado e do varejo: As lojas que vendem a varejo(supermercados, lojas de especialidades, entre outras) tornam-se bem lucrativas quando, estabilizadas em pontos estratégicos, cada empresa tem seu meio de propagandear, no varejo este produto é muito mais vendido, e no atacado é procurado muito por serviços de lavanderia já que necessitam de uma demanda maior, não há tanta influência neste ponto.

-Tendência das vendas: Comprado em todas as épocas doano, com preços médios de R$5,98(315ml) e R$11,38(630ml), que varia de acordo com a região e ponto de venda.

-Influências: Por ser um produto necessário é vendido igualmente em todas as regiões, comprado por todas as raças, predominância pelo sexo feminino, de 25 a 44 anos, geralmente comprado por donas de casa, domésticas, e as patroas dessas domésticas.

-Distribuição: É feita pelostransportes terceirizados contratados pelo fabricante ou pela sua própria logística de transporte, tanto no atacado quanto no varejo.

-Influência da força de vendas: Por ser líder de mercado neste segmento, tem bastante força sobre os consumidores.

-Efeitos da propaganda: As promoções feitas por lojista influenciam bastante na hora da compra em efeitos de quantidade comprada, o merchandisingfeitos nos canais de venda, tratam bastante da parte do conhecimento do produto, influenciando também na compra.

-Investimento em comunicação: É previsto cerca 30 milhões para o lançamento do produto.

-Concorrência:
- Market Share: Participação > A Unilever com mais de 65% do mercado com suas marcas: OMO, ALA, Brilhante, Minerva e Surf. Sua concorrente direta, a P&G com 12% que correspondem asmarcas Ariel, Ace, Bold e Pop. Os outros 23% pelos fabricantes da Tide, Sendas, Extra, Tixan, Assim, Biju, Procter, Roma, Invicto, Bem-te-vi, Bio Brilho e Barra. Evolução > Ariel +6,2%, Total Lever -4,8%, Omo -1,3%

-Share-of-voice: A Unilever com 64% de aparição, sendo que a marca OMO responde por 31% dessa aparição. Já a P&G, com 14,1%, e as outras marcas correspondem aos 21,9% restante.-Estratégias de Marketing: Ariel líquido > Para sua inserção no mercado foi elaborado um plano de desenvolvimento de três objetivos básicos:
• Gerar conhecimento da marca;
• Gerar experimentação, fazendo com que as consumidoras verificassem a excelente performance do produto;
• Gerar mudanças de hábitos, levando as consumidoras a trocar sua marca de sabão em pó por Ariel.
-Objetivos dapropaganda: O rompimento da preferência quase "inercial" pela marca líder. Ao tema da campanha - "Roupas muito mais limpas de um jeito mais simples" e ao slogan "Pense limpo. Pense Ariel" foi acrescido o conceito "A vida é muito mais do que lavar roupa".
A ideia era valorizar a mulher no seu novo papel na sociedade moderna. Utilizando Ariel, as donas de casa teriam mais que roupas impecavelmentelimpas. Elas conquistariam maior qualidade de vida, ganhando mais tempo para outras atividades, uma vez que o produto diminui em muito o trabalho das lavagens.
-Imagem dos principais concorrentes: Ariel 7 soluções de 1 L rende o mesmo que uma caixa de 1Kg de sabão em pó. Usando 100 ml para cada máquina de 6kg de roupa cheia. O perfume é excelente, talvez acentuado pelo toque de amaciante, mas que não...
tracking img