Briefing da marca hellmans

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HELLMANN'S

A maionese foi inventada pelo chef francês do Duque de Richelieu em 1856. Quando o duque derrotou os ingleses no porto de Mahon, capital da ilha de Minorca, na Espanha, seu chefe de cozinha criou um creme feito à base de creme de ovos para ser servido na festa da vitória. Quando o chef percebeu que não havia mais creme na cozinha, improvisou, substituindo-o por óleo. O novo cremefoi batizado de Mahonnaise em homenagem a vitória do duque no porto de Mahon. Porém a história da marca mais famosa de maionese começou em 1903, quando o imigrante alemão Richard Hellman chegou aos Estados Unidos e em 1905, abriu um delicatessen na cidade de Nova York no endereço da Columbus Avenue. A receita da maionese de sua mulher era vendida em sua loja para acompanhar as saladas prontas.
Amaionese tornou-se tão popular que passou a ser vendida em potes, acondicionados em caixas de madeira, para ser usada como manteiga. Inicialmente, Hellmann vendeu duas versões da receita, e para diferencia-las, enrolou uma fita azul no pote de uma delas. A demanda pelos potes com a fita azul, conhecida como "a maionese do laço azul", era tão grande que em 1912, Hellmann idealizou uma etiqueta azulpara colar no pote, muito semelhante ao logotipo atual. Este ano ficou oficialmente conhecido como o lançamento da tradicional maionese, introduzida no mercado com o nome de Hellmann's Blue Ribbon Mayonnaise.
O sucesso foi tão grande que a maionese passou a ser produzida em pequenas fábricas e distribuída por uma frota de caminhões. A partir desta época a fabricação caseira e as entregas feitas emcarrinhos de mão e bicicleta chegava ao fim. Essa nova fase determinou passos mais arrojados, como a produção industrial da maionese da fita azul e a expansão dos negócios da Richard Hellmann Inc. para outras regiões dos Estados Unidos. Ao que tudo indica o nome HELLMAN’S só começou a ser utilizado como marca em 1926. Na década de 20 foram introduzidas as maioneses com sabores como Tartar Sauce ea Sandwich Spread. Ao mesmo tempo em que a maionese HELLMANN’S ganhava popularidade no leste americano, a empresa Best Food lançou um produto semelhante com o nome mayonnaise na costa ocidental, especialmente na Califórnia. A competição entre as duas marcas culminou, em 1932, com a compra da empresa Richard Hellmann Inc. pela Best Food. A empresa Best Foods resolveu manter as duas marcas nomercado, cada uma atuando em regiões diferentes dentro dos Estados Unidos. Hoje em dia a marca HELLMAN’S é utilizada no leste americano, América Latina, Oriente Médio, Europa e Canadá e Best Food no oeste americano, Austrália e Nova Zelândia.
Não demorou muito para a maionese HELLMANN’S se tornar um grande sucesso em todo os Estados Unidos. Nas décadas seguintes a marca iniciou sua expansãointernacional. No ano de 1961 o produto foi lançado na Inglaterra, onde se tornou líder de mercado, posição sustentada também no Brasil (onde chegou em 1962 através da Refinações de Milho Brasil) e Estados Unidos. Nos anos seguintes expandiu sua linha de maionese, com a adição da versão light e sem colesterol (cuja fórmula substituiu a gema pela clara de ovos, colaborando com a redução dos riscos de doençascardiovasculares) na década de 80, além de acrescentar em sua gama de produto mostradas, ketchups e molhos para salada. Em 2000, a marca foi adquirida pela empresa Unilever e continuou seu crescimento global. Recentemente, em 2008, a HELLMANN'S anunciou que a partir do mês de fevereiro, utilizaria apenas ovos “free-range” (de galinhas criadas livremente, sem gaiolas) na produção de sua maionesecomercializada na Europa. Mantendo a qualidade do produto e ao mesmo tempo promovendo o bem-estar às poedeiras das granjas, está prática foi recentemente adotada também para o mercado americano.
Hoje em dia, pelo seu pioneirismo, HELLMANN’S tem com as consumidoras um forte vínculo emocional, sendo quase um sinônimo de categoria. Nas campanhas e em todas as ações nos pontos de venda, a marca...
tracking img