Brics

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
geografia

Equipe:AlbertEinstein,Wylder Junior,Thiago Araujo,Milton Lucas,Nichollas Barbosa
Professor responsavel:Rafael Rocha
Assunto:BRICs
Data de entrega:04 de Novembro de 2011

Introdução

BRICS
Em economia, BRICS é um grulpo economico que se refere aos paises membros fundadores (Brasil, Russia, India e China) e a Africa do sul, que juntos foram um grupo político decooperação. Em 13 de Abril de 2011, o "S" foi oficialmente adicionado à sigla BRIC para formar o BRICS, após a admissão da Africa do Sul ao grupo. Os membros fundadores e a África do Sul estão todos em um estágio similar de mercado emergente, devido ao seudesenvolvimento economico.
Apesar do grupo ainda não ser um bloco economico ou uma associação de comércio formal, como no caso da UniãoEuropeia, existem fortes indicadores de que "os quatro países do BRIC têm procurado formar um "clube político" ou uma "aliança", e assim converter "seu crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica." Desde 2009, os líderes do grupo realizam cúpulas anuais.
A sigla foi cunhada por Jim’O Nail em um estudo de 2001 intitulado "Building Better Global Economic BRICs". Desde então, a siglapassou a ser amplamente usada como um símbolo da mudança no poder econômico global, distanciando-se das economias desenvolvidas do G7 em relação ao mundo em desenvolvimento.
De acordo com um artigo publicado em 2005, o Mexico e a Coreia do Sul seriam os únicos outros países comparáveis aos BRICS, mas suas economias foram inicialmente excluídas por serem considerados mais desenvolvidas, uma vez que jáeram membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Economico.

História


Várias fontes referem-se a um suposto acordo "original" dos BRICs que antecede a tese da Goldman Sachs. Algumas dessas fontes afirmam que o ex-presidente da Russia, Vladimir Putin foi a força motriz por trás dessa coligação original cooperativa dos países em desenvolvimento BRIC. No entanto, até agora,nenhum texto foi tornado público sobre qualquer acordo formal do qual todos os quatro países BRIC são signatários. Isso não significa, porém, que eles não chegaram a uma multiplicidade de acordos bilaterais ou mesmo quadrilaterais. A existência de acordos desse tipo são abundantes e estão disponíveis nos sites do Ministério das Relações Exteriores de cada um dos quatro países.É importante observarque o G20, uma coalizão de paises em desenvolvimento, inclui todos os BRICs.

Alargamento
O governo sul-africano procurou os membros do BRIC em 2010 e o processo de admissão formal começou logo em agosto de 2010.[21] A África do Sul foi admitida oficialmente como uma nação do BRIC em 24 de dezembro de 2010 após ser convidada pela China e outros países do BRIC para participar do grupo.[21] Aletra "S" em BRICS representa a África do Sul. O presidente Jacob Zuma foi assistir à cúpula do BRICS em Pequim, em abril de 2011, como membro pleno. A África do Sul está em uma posição única e pode influenciar o crescimento econômico e o investimento da África. De acordo com Jim O'Neill, do Goldman Sachs, que originalmente cunhou o termo, o PIB atual combinado do continente africano érazoavelmente semelhante ao do Brasil e da Rússia e ligeiramente superior ao da Índia.[22] A África do Sul é um "portal" para o sul da África e para África em geral, já que o país africano mais economicamente desenvolvido.[22] A China, que é o maior parceiro comercial da África do Sul e da Índia, quer ampliar os laços comerciais com a África.[21] A África do Sul é também a maior economia da África, mas, 31ºmaior PIB do mundo, sua economia está muito aquém das dos seus novos parceiros.[21]
Jim O'Neill, expressou surpresa quando a África do Sul se juntou ao BRIC, já que a economia da África do Sul é um quarto do tamanho da economia da Rússia (a nação com o menor poder econômico do BRIC).[23] Ele acreditava que o potencial estava lá, mas não previu a inclusão da África do Sul nesta fase.[22] Martyn...
tracking img