Brics

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola SESI “José Pilon” 428 Cerquilho - SP

Pesquisa em grupo
Assunto: BRICs



BRICs
O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O’Neill para fazer referencia a quatropaíses Brasil; Rússia; Índia; China. Em Abril de 2001 foi adicionada a letra “S” em referencia a entrada da África do Sul (em inglês South Africa), passando a se chamar BRICs.
Estes países possuemcaracterísticas comuns como, por exemplo, bom crescimento econômico. Ao contrário do que algumas pessoas pensam estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômicacom índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa deinteresses comuns.
De acordo com o Site do Itamaraty:
http://www.itamaraty.gov.br/temas/mecanismos-inter-regionais/agrupamento-brics
“O peso econômico dos BRICS é certamente considerável. Entre 2003 e2007, o crescimento dos quatro países representou 65% da expansão do PIB mundial. Em paridade de poder de compra, o PIB dos BRICS já supera hoje o dos EUA ou o da União Europeia. Para dar uma ideiado ritmo de crescimento desses países, em 2003 os BRICs respondiam por 9% do PIB mundial, e, em 2009, esse valor aumentou para 14%. Em 2010, o PIB conjunto dos cinco países (incluindo a África doSul), totalizou US$ 11 trilhões, ou 18% da economia mundial. Considerando o PIB pela paridade de poder de compra, esse índice é ainda maior: US$ 19 trilhões, ou 25%.”
Características comuns destespaíses:
* Economia estabilizada recentemente;
* Situação política estável;
* Mão de obra em grande quantidade e em processo de qualificação;
* Níveis de produção e exportação emcrescimento;
* PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento;
* Índices sociais em processo de melhorias;
* Rápido acesso da população aos sistemas de comunicação como, por exemplo, celulares...
tracking img