Brics

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRICS

O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim o`Neill, para fazer referência a quatro países, Brasil, Rússia, Índia e China. Jim O`Neill, também chefe de pesquisa em economia global do grupo financeiro Goldman Sachs, argumenta que a África do sul pode ser considerada o próximo BRIC, desta forma, o termo a ser BRICS.
Esses países formam uma espécie de aliança que buscaganhar força no cenário político e econômico imtenacional. São países emergentes que possuem características comuns como, por exemplo bom crescimento econômico. Não compõe um bloco econômico, apenas coimpartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômica parecidas.
BRICS é um acrônimo, que em economia se refere aos países membros fundadores, que juntos formamum grupo político de cooperação. Todos os membros estão em um estágio similar de mercado emergente, devido ao seu desenvolvimento econômico. Apesar do grupo ainda não ser um bloco econômico ou uma associação de comércio formal, os países dp BriC têm procurado formar uma aliança e converter seu crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica. A sigla BRICS passou a ser usada como umsímbolo da mudança no poder econômico global.
Segundo o artigo: “Contratos Internacionais entre os países do BRICS, publicado pelo advogado brasileiro Adler Martins, o conjunto de convenções internacionais ralificadas pelos membros, seria suficiente para lhes permitir segurança jurídica na manutenção de atividades comerciais e na realização de investimentos recíprocos. Os países BRICS reuniram –se para a sua primeira cúpula oficial em 2009, na Rússia, com apresença dos líderes dos países, inclusive o então presidente do Brasil Luíz Inácio Lula da Silva. A segunda cúpula aconteceu no Brasil em 2010. A quinta cúpula está prevista para 2013, na África do Sul. Desde 2009, os BRICS realizam cúpulas anuais.
O grupo financeiro Goldman Sachs afirma que o potencial econômico dos BRICS étamanho, que esses países poderiam se tornar economias dominantes do mundo até o ano 2050. Esses países estão entre os mercados emergentes de maior e mais rápido crescimento econômico. Os países BRICS t~em tomado medidas para aumentar a sua cooperação política, juntos, respondem atualmente por mais de um quarto da área mundial. Segundo a Goldman Sachs, uma vez que os BRICS estão se desenvolvendorapidamente, em 2050, suas economias combinadas, poderá ecliprar o conjunto das economias dos países mais ricos do mundo atual.
A Goldman Sachs, prevê que os países membros da BRICS se tornarão os principais fornecedores mundiais de produtos manufaturados, serviços e de matérias primas. Esses países mudaram os seus sistemas políticos para dotar o capitalismo global. O que os BRICS não podem fazer, éprogetar e basear – se na suposição de que os recursos naturais são disponíveis e ilimitados. Na realidade, muitos dos recursos importantes atualmente, em breve poderão sofrer um pico de produção, antes que energias renováveis estejam suficientemente desenvolvidas e comercializadas.
Os países membros do BRICS, têm características em comum:
- economia estabilizada;
- situação política estável;- mão de obra em quantidade;
- reservas de recursos minerais;
- investimentos em setores de infra- estrutura;
- produto interno bruto(PIB) em crescimento;
- índices sociais em melhoria;
- diminuição da desigualdade social;
- acesso da população aos sistemas de comunicação;
- investimentos estrangeiros;
- produção e exportação em crescimento.
PAÍSES MEMBROS DO BRICS
Membro LíderMinistro
das
Finanças Presidente
do Banco
Central PIB
(nominal-PPC)
$milhões de USD PIB per capita
nominal-PPC
SUSD

IDH
População
Brasil Dilma
Rousseff Guido
Mantega Alexandre
Tombini
2.023.518
2.181.677
10.471
11.289
0,718
193.088.765
Rússia Dmitri
Medvedev Aleksei
Kudrin Serguei
Ignatiev
1.476.912
2.218.764
10.521
15.807
0,755
141.927.297
Índia...
tracking img