Bricar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
a)


1 INTRODUÇÃO

Brincar faz parte da vida da criança e para elas é tão natural quanto algumas atividades essenciais para sua vida. A brincadeira é considerada por muitos como a principal atividade do cotidiano infantil; quantas vezes presenciamos cenas em que crianças estão tão envolvidas com a brincadeira que se torna difícil fazê-las parar de brincar para fazer outra atividade comocomer e dormir, pois, para as mesmas o brincar é um momento de prazer e alegria.
No Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNEI (BRASIL/MEC, 1998); há uma preocupação em comover os educadores para importância do brincar. Segundo o RCNEI a brincadeira é a linguagem infantil que liga o simbólico e a realidade. Faz menção ainda, que o brincar é uma das atividades fundamentais para odesenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Como um dos documentos principais voltados à educação infantil o RCNEI coloca o brincar como um aspecto importante para educação infantil visto que ao brincar a criança se desenvolve em diferentes aspectos.
Acredito em uma educação infantil onde o lúdico esteja presente, onde as crianças possam brincar, pois o brincar é uma das atividadesprincipais presentes na infância. A criança possui necessidades e características particulares e a escola exerce um papel significativo nesse aspecto, que é oferecer um espaço favorável as brincadeiras associadas a aprendizagens que sejam significativas, contribuindo para o desenvolvimento da forma agradável e saudável. Para brincar, para exercer a capacidade de criar é preciso um espaço rico ediversificado. Infelizmente ainda vemos espaços de educação infantil que não dispõe de condições favoráveis nem momentos voltados ao brincar, onde a criança através das brincadeiras possa realizar aprendizagens.
KISHIMOTO (2000) deu grande destaque as brincadeiras e os jogos na educação infantil, ela afirma que através desses recursos caberá ao professor produzir atividades em sala de aula queestimulem a criatividade e a imaginação da criança, através de um aprendizado significativo e agradável. Para que as escolas de educação infantil tenham incluído em seus planejamentos atividades lúdicas que auxiliem no desenvolvimento das crianças é imprescindível que os educadores tenham conhecimento da importância da brincadeira no cotidiano da criança. Ao brincar a criança desenvolve de formaespontânea, com prazer, portanto é assim que deve ocorrer o aprendizado na instituição escolar de forma prazerosa para criança, sem pressões.
Através do presente trabalho, usando a pesquisa bibliográfica pretendo analisar e mostrar o quanto é importante o “brincar” para a criança, na visão de alguns teóricos como Piaget e Vygotsky, ampliando assim meu conhecimento e explorando as idéias dos autores.Justificativa
A escolha do tema “Brincar na educação infantil” partiu da minha vivencia com uma turma de educação infantil, pois a três anos trabalho com a mesma e observando percebi que através das brincadeiras as crianças se desenvolve melhor ,aprende com facilidade de uma maneira bem prazerosa. E por observar que muitas vezes as brincadeiras são valorizadas apenas teoricamente, porém naprática é bem diferente, o que vemos muitas vezes é que educadores usam a brincadeira somente quando terminam as atividades e a maioria do tempo as crianças passam sentadas, de certa forma tirando da criança aquilo que é seu por direito o aprender de maneira lúdica, através de jogos e brincadeiras.
O momento da brincadeira possui grande importância, pois contribui para o desenvolvimento do potencialintegral da criança. E é também o espaço que oferece liberdade criadora, oportunidades de socialização, afetividade e um encontro com seu próprio mundo, descobrindo-se de maneira prazerosa. Por essas e outras razões buscarei mostrar através das idéias dos teóricos a importância do brincar para as crianças da educação infantil.

OBJETIVO:
• Objetivo geral:
Apresentar um estudo sobre o...
tracking img