Bricando com as sílibas

269 palavras 2 páginas
BRICANDO COM AS SÍLABAS
EDUCAÇÃO E LUDICIDADE

Assis Felis

Belmonte – (Barrolândia) - Ba
2006

Universidade Salvador Unifacs
Disciplina – Educação e Ludicidade
Aluno - Assis Felis
Professor – Railda
Data –25/10/2006

Eixo temático: Português

Nome: Brincando com as sílabas

Objetivo: Desenvolver a memória, o raciocínio lógico, a desinibição, o aspecto cognitivo a leitura e a interpretação. Trabalhando a seqüência, distinguindo uma sílaba da outra formando assim palavras.

Faixa etária: A partir dos 7 anos de idade.

Adaptação do indivíduo ao meio em direção a sua forma final e a aquisição de fatores/atitudes/habilidades que serão adquiridos através do jogo.

Material utilizado: Papelão, estilete ou tesoura, pincel atômico, régua, caneta esferográfica ou lápis, recortes de jornais, revistas, etc.

Número de Participantes: Duas ou mais pessoas.

Etapas/ Procedimentos: Depois de escolher os participantes e o mediador que ficará responsável em marcar o tempo utilizado por cada jogador ou por cada dupla, disputa-se em par ou impar para saber quem iniciará o jogo. Nesse instante as cartas se encontram viradas em uma superfície de forma que os jogadores não possam ver as figuras e nem as sílabas. Gradativamente o participante vira uma carta onde contém uma figura e que ele terá que encontrar a divisão silábica desta figura dentre as demais fichas. O jogo só terminará quando os participantes encontrar todas as palavras correspondentes a cada figura e o vencedor será o participante que formar as palavras no menor tempo.

Forma de Avaliação: Pedir para os alunos construírem uma história oral ou escrita, onde apareçam todas as palavras que foram formadas no jogo.

Referencias: jogo de

Relacionados