Bric

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO DE ECONOMIA I CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

O que é o termo BRIC?
O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O’Nill, em 2001, para referir-se aos quatro países que apresentarão maiorestaxas de crescimento econômico até 2050. BRIC são as inicias de Brasil, Rússia, Índia e China, países em desenvolvimento, que, conforme projeções, serão maiores economicamente que o G6 (Estados Unidos,Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália). O BRIC não é um bloco econômico, e sim uma associação comercial, onde os países integrantes apresentam situações econômicas e índices de desenvolvimentoparecidos, cuja união visa à cooperação para alavancar suas economias em escala global.

BRASIL
O Brasil é o país mais atraente entre as nações do grupo. Seus principais destaques: Grandeprodutor agrícola; Parque industrial diversificado; Grandes reservas minerais, petróleo, e naturais; Pouco arsenal militar.

No Brasil, falta infra-estrutura e há uma carga tributária elevada e umaeducação geral precária.

RÚSSIA

Seus principais destaques: Apresenta grandes reservas de petróleo e gás natural; Segundo maior produtor e exportador de petróleo do mundo; O país conta com a maiorreserva de gás natural do planeta; Grande arsenal militar.

A Rússia pesa um alto índice de criminalidade e corrupção e um baixo índice de natalidade.

ÍNDIA
Seus principais destaques: Possuiprofissionais qualificados em áreas tecnológicas; O país conta hoje com um verdadeiro parque de indústrias de tecnologia, nacionais e estrangeiras; Grande arsenal militar.

A Índia sofre com uma organizaçãosocial rígida e seus conseqüentes conflitos étnicos e a péssima infra-estrutura.

CHINA

Seus principais destaques: Apresenta um vasto exército de operários; Alto investimento em tecnologia einfra-estrutura; Alto investimento externo; Educação de alto nível; Apenas 10% da população vive abaixo da linha da pobreza.

China preocupa por causa do seu regime político ditatorial, da...
tracking img