Briófitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Briofitas: Plantas avasculares.



[pic]

Musgo

 

Importância dos musgos
Apesar do aspecto modesto, os musgos têm grande importância para os ecossistemas. Juntamente com osliquens, os musgos foram as primeiras plantas a crescer sobre rochas, as quais desgastam por meio de substâncias produzidas por sua atividade biológica. Desse modo, permitem que, depois deles, outrosvegetais possam crescer sobre essas rochas. Daí seu importante papel nas primeiras etapas de formação dos solos.



O musgo do gênero Shpagnum forma a turfa, que funciona como adubo na melhoria solo,quando seco e moído pode ser utilizado como combustível.

[pic]




Reprodução


O ciclo haplodiplobionte nos musgos

Nos musgos e em todas as briófitas, a metagênese envolve a alternância deduas gerações diferentes na forma e no tamanho. Os gametófitos, verdes, são de sexos separados e duram mais que os esporófitos.

Existem órgãos especializados na produção de gametaschamados gametângios e que ficam localizados  no ápice dos gametófitos. O gametângio masculino é o anterídio e seus gametas, os anterozoides. O gametângio feminino é o arquegônio que produz apenas um gameta feminino,a oosfera.

Para ocorrer o encontro dos gametas é preciso, inicialmente, que os anterozoides saiam dos anterídios. Gotículas de água do ambiente que caem nos anterídios libertam os gametasmasculinos. Deslocando-se na água, os anterozoides entram no arquegônio e apenas um deles fecunda a oosfera. Forma-se o zigoto que, dividindo-se inúmeras vezes, origina o embrião. Este, no interior doarquegônio, cresce e forma o esporófito.

 

[pic]ASSEXUADA

EXEMPLO DE REPRODUÇÃO ASSEXUADA :

[pic]
Conceptáculos e propágulos: estruturas especializadas para a reprodução assexuada de certasbriófitas.
SEXUADA:

As briófitas dependem da água para a reprodução sexuada. Nesta situação, os gametas masculinos (anterozoides) se deslocam, com auxílio de seus flagelos, até os gametas femininos...
tracking img