Briófitas

Páginas: 5 (1169 palavras) Publicado: 6 de abril de 2011
Estrutura da Comunidade de Pteridophyta em uma Floresta Ombrófila Mista, Sul do Paraná, Brasil
I
ntrodução
A floresta ombrófila mista é um dos maiores ecossistemas brasileiros, infelizmente a ação do homem vem destruindo esse bem natural.
O estado do Paraná, possuía 73.780 Km² da floresta, hoje não soma mais do que 1% da área original. Alguns grupos de plantas presentes nessa área são poucoconhecidas, e muitas  delas podem estar sendo extintas sem serem descritas, o que é um grande risco já que todos os seres vivos estão sujeitos a influência dos demais organismos vivos.
Por isso proteger esses remanescentes, é um desafio para toda a sociedade e requer medidas legislativas e fiscalizatórias  além da cientifica, pois se não conhecer o ecossistema torna - se difícil executar práticasde conservação.
A floresta apresenta associações de vários  grupos de plantas. Porém as que se destacam do ponto de vista fisionômico são as pteridófitas, que foram o primeiro grupo a adquirir tecidos vasculares, não possuem flores nem frutos e sua reprodução ocorre por alternância de gerações.
Objetivo: O objetivo do trabalho foi caracterizar quantitativamente a ocorrência de espécies e aestrutura social das espécies de pteridófitas em um fragmento de floresta de floresta ombrófila e analisar suas preferências em termos de habitat.
Metodologia
Caracterização da ocorrência das espécies e descrição de sua estrutura social utilizando a área da Estação Experimental que está dividida em blocos de 1,0 hectare (100 m x 100 m), denominadas parcelas, elegeu, por sorteio, 4 unidades dessadimensão para realizar o estudo , cada parcela foi subdividida em sub-parcelas de 100 m2 (10 m x 10 m). Todas as sub-parcelas foram marcadas com marcos de PVC nas suas esquinas. Todas as árvores com DAP (diâmetro à altura do peito - 1,30 m) maior ou igual a 10 cm foram identificadas, numeradas e etiquetadas. Foram medidas e pintadas na altura do DAP com tinta durável às intempéries.

Foi feita acoleta de material botânico das espécies de pteridófitas presentes em toda a área de estudo, o qual foi identificado em laboratório e herbário, os exemplares coletados e identificados para compor uma coleção, documentada em meio físico e digital. Para análise da estrutura sociológica empregou-se o método de parcelas múltiplas e sorteando-se quatro sub-parcelas de 100 m2 no interior de cada uma dasquatro parcelas maiores descritas anteriormente perfazendo um total de 64 unidades amostrais de 4 m.2

Nas 64 micro-parcelas foram aferidas as medidas de altura das plantas, sua área de cobertura (comprimento x largura) e as suas coordenadas espaciais, além da observação de hábito de crescimento e estágio de maturação no caso das plantas terrestres. As epífitas foram observadas somente quanto àpresença ou ausência nos diferentes estratos dos forófitos presentes nas micro-parcelas.

Os dados levantados foram trazidos para o laboratório, digitados em computador e analisados.

Resultados e discussão

Foram levantados ao todo 810 exemplares, aproximada-mente 31.600 plantas por hectare, mas comparativamente inferior àquela das plântulas das plantas fanerógamas ocorrentes nessa floresta.Foram identificadas seis famílias botânicas e 12 gêneros, ocorreram também algumas espécies em que não houve definição da família botânica a que pertencem. A família Polypodiaceae, com um total de sete espécies determinadas foi de longe a mais abundante quanto ao número de espécies, ficando as demais em posição bem inferior neste aspecto. Por outro lado, a família Thelypteridaceae foi muitomarcante quanto à densidade, apresentando cerca de 35,9% do número total de plantas registradas, a família Blechnaceae, que apresentou 18,8% do total de plantas.

A maioria das plantas registradas (90,4%) apresentou hábito terrestre, com uma minoria de 8,6% de indivíduos aderidos sobre troncos de árvores (hábito epifítico). Sete espécies foram exclusivamente terrestres, enquanto 5 foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Briófitas
  • Briófitas
  • briofitas
  • Briofitas
  • Briófitas
  • Briofitas
  • briófitas
  • briófitas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!