breve resumo sobre o carnaval

Páginas: 7 (1587 palavras) Publicado: 5 de abril de 2014
BREVE ESTUDO SOBRE O CARNAVAL

Sabemos que a imagem do Brasil está intimamente ligada ao futebol, às mulheres bonitas com poucas roupas e ao carnaval. Inclusive, o mais desavisado ou o menos curioso poderia afirmar que o futebol e o carnaval são criações originárias das terras brasileiras.
Deixando de lado o futebol, realizaremos um breve estudo sobre a festa mais popular do Brasil, ocarnaval. Arraigado a nossa cultura ele tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam água, ovos e farinha uma nas outras. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade, sentido que permanece até os dias de hoje.
Observando essa festa como uma manifestação cultural, retomaremos o conceito de cultura, Laraia recorre adiversos escritores e seus conceitos mais variados, faz um levantamento acerca dos conceitos utilizados ao longo da história, salienta o fato de que quando o homem vê o mundo através de sua cultura, o que tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.
Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pelaocorrência de numerosos conflitos sociais. Em última análise Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
Então, como dissemos no começo, e analisando a luz do conceito antropológico de cultura, o carnaval foi incorporado a nossa cultura, como forma de expressão de um padrão apreendido (o entrudo, português), desenvolvido e, ao longodos anos modificado.
Também devemos observar que existem vários carnavais dentro do país e não só o carnaval do samba e dos grandes desfiles e das espetaculares escolas de samba, que gastam milhões para preparar o que a mídia comercializa como o maior espetáculo da terra. Existe o carnaval do frevo, do axé music, o carnaval de rua, assim como os que buscam manifestações contrárias ao próprioevento e, que durante o reinado de Momo, preferem retiros ou apreciam o rock ou o reggae.
CARANAVAL: ORIGEM

Remontando pesquisas históricas que chegam até a Antiguidade Clássica, temos informações que os festejos de carnaval passaram por muitas transformações e se fez presente em diferentes culturas do mundo. Até chegarmos ao Carnaval dos padrões hoje conhecidos, diferentes tipos de festaocorreram com o mesmo nome.
O carnaval é originário da Roma Antiga e, incorporado pelas tradições do cristianismo, passou a marcar um período de festividades que aconteciam entre o Dia de Reis e a quarta-feira anterior à Quaresma. Em Roma, a Saturnália seria a festa equivalente ao carnaval. Nela um “carro naval” percorria as ruas da cidade enquanto pessoas vestidas com máscaras realizavam jogos ebrincadeiras.
Segundo outra corrente, o termo “carnaval” significa o “adeus à carne” ou “a carne nada vale” e, por isso mesmo, traz em sua significação a celebração dos prazeres terrenos. Em outras pesquisas, alguns especialistas tentam relacionar as festas carnavalescas com os rituais de adoração aos deuses egípcios Ísis e Osíris.
Durante a Idade Moderna, os bailes de máscara, as fantasias e os carrosalegóricos foram incorporados à festa. Com o passar do tempo, as características improvisadas e subversivas do Carnaval foram perdendo espaço para eventos com maior organização e espaços reservados à sua prática.
Mesmo contado com a resistência de algumas alas mais conservadoras, o Carnaval passou a contar com um período de celebração regular quando, em 1091, a Igreja oficializou a data daQuaresma. Contando com esse referencial, o carnaval começou a ser usualmente comemorado como uma antítese ao comportamento reservado e à reflexão espiritual que marcam a data católica. Assim, a festa carnavalesca passou a ser compreendida como um período onde as obrigações e diferenças do mundo cotidiano fossem anuladas. São dias em que “tudo” é permitido.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Breve resumo sobre o Cerrado
  • BREVE RESUMO SOBRE CONSTITUCIONALISMO
  • Breve resumo sobre o Iluminismo
  • Breve Resumo Sobre Ação Penal
  • Um breve resumo sobre Conceito de Impostos
  • Breve resumo sobre sistema nervoso
  • Breve resumo sobre a Revolta do Sal
  • Breve resumo sobre Egito Antigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!