Breve relato sobre a biografia de lord kelvin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
FACUDADE DE FILOSOFIA SANTA DOROTEIA
CURSO DE CIÊNCIAS – HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA

BREVE RELATO SOBRE A BIOGRAFIA DE LORD KELVIN

PROF. DIETHER THIELE

Nova Friburgo, 2011

JÚNIOR MACHADO E VANESSA MANHÃES

BREVE RELATO SOBRE A BIOGRAFIA DE LORD KELVIN

Trabalho de aproveitamento da discipli- na Metodologia de Ensino da Física – HabilitaçãoMatemática da Faculdade de Filosofia Santa Doroteia.

Profº Diether Tiele

Nova Friburgo, 2011
SUMÁRIO:

Breve histórico da termologia

Um pouco da biografia de William Thomson

Leis da Termodinâmica

1 lei zero

2 Primeira lei

3 Segunda lei

4 Terceira lei

O Telégrafo

Considerações finais

Bibliografia

Breve histórico da termologia

Falando um pouco sobre opersonagem principal desse trabalho, ele viveu no século XIX em meio a vários acontecimentos nessa época na Europa. Nos séculos anteriores, de XVI a XVIII ocorreram grandes revoluções, guerras, muitas expedições marítimas, mudanças sociais de fundo cultural e filosófico.
A Revolução Industrial iniciou-se em meados do século XVIII desviando-se da acumulação capital que veio junto da revoluçãocomercial, direcionando-se para o setor de produção.
Muita tecnologia teve que ser criada. A Inglaterra contava com abundância de ferro e carvão, matérias primas fundamentais para a construção das máquinas e para a produção de energia. A partir da segunda metade do século XVIII iniciou-se a mecanização do setor têxtil.
Todos os inventos ganharam maior capacidade quando passaram a seracoplados à máquina a vapor. A primeira foi criada por Papim (1647-1712) onde usava o próprio cilindro como caldeira. Depois em 1712, Newcomen (1663-1729) separou o cilindro da caldeira e Watt (1736-1829) aperfeiçoou o invento conseguindo aumentar a eficiência da máquina.
A descoberta do vapor como força motriz, além de impulsionar a produção indústria, atingiu os transportes. Em 1805, RobertFulton revolucionou a navegação marítima criando o barco a vapor, depois em 1814, George Stephenson idealizou a locomotiva a vapor.
Os muitos artigos sobre o uso vapor desenvolveu as comunicações e a difusão cultura, assim permitindo o surgimento de novas técnicas e invenções.
Nesse contexto, surge a presença de William Thomson explicando várias questões do estudo termológico até entãonão esclarecidas.

Um pouco da biografia de William Thomson

Físico britânico, o segundo filho de James Thomson, professor de Matemática na Universidade de Glasgow, nasceu em Belfast, Irlanda, em 26 de junho de 1824, seu pai era então professor de Matemática da Royal Academical Institution.
Em 1832 James Thomson aceitou a cadeira de Matemática de Glasgow. Em 1841 William Thomsonentrou em Peterhouse, Cambridge, e em 1845 recebeu seu diploma e venceu o primeiro Prêmio Smith. Naquele tempo havia poucas facilidades para o estudo de ciências experimentais na Grã-Bretanha. Thomson então se refugiou em Paris, e por um ano trabalhou no laboratório de Regnault, que estava então engajado em suas pesquisas clássicas sobre as propriedades térmicas do vapor.
Em 1846, eleaceitou a cadeira de Filosofia da Natureza na Universidade de Glasgow, que ele ocupou por 53 anos, conseguindo reconhecimento universal como um dos grandes físicos de seu tempo. Nesse mesmo ano fundou o primeiro laboratório para o aprendizado da Física. Foi Kelvin na verdade que deu forma à moderna estrutura de ensino da Ciência, introduzindo a experimentação como parte integrante do treinamento docientista.
Em fins de 1854, Kelvin começou a se aproximar mais dos assuntos relacionados ao telégrafo com fio, que naquele momento fascinava o mundo, mas que apresentava grandes dificuldades técnicas, que o interessava não só por ser físico e engenheiro, mas também porque o mar o atraía. Foi por conta do sucesso de suas idéias neste trabalho que foi condecorado com o título de Lord Kelvin....
tracking img