BREVE HISTORICO DA PSICLOGIA

987 palavras 4 páginas
BREVE HISTORICO DA PSICLOGIA
Podemos dizer que a Psicologia surge quando os seres humanos começam a exigir provas e justificações racionais quem validam ou invalidam as crenças cotidianas.
Assim como cada um de nos quando possui desejo de saber, vai em direção a atitude filosófica ao perceber contradições, incoerências, ambigüidades ou incompatibilidades entre nossas crenças cotidianas, assim também a psicologia tem especial interesses pelos momentos de crise ou momentos críticos, quanto sistemas religiosos, éticos, políticos, científicos, administrativos e artísticos estabelecidos se envolvem em contradições internas ou contradizem-se uns aos outros e buscam transformações e mudanças.
Por muito tempo se buscou explicações para as questões naturais e humanas através de Personagens Mitológicos. Com o passar do tempo a Mitologia parecia não satisfazer mais, pois notava-se insuficientemente eficaz para a quantidade cada vez maior de questões, e no início do século VI antes de Cristo, nasce a Filosofia, que significa "Amizade pelo Saber" e define uma forma característica de pensar (pensamento racional), com ela vários filósofos se destacaram, cada um com sua forma particular de pensar e buscar a sabedoria.
Sócrates – conhece-te a ti mesmo
Aristóteles – a alma é a essência do corpo
Platão – teoria das ideias, estudou a ética
A psicologia (do grego psykhé, "alma", e, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano e animal (para fins de pesquisa e correlação) ou seja utilizando a metodologia da comparação. O objeto de estudo dessa ciência contudo ainda hoje é alvo de controvérsias especialmente quanto as distinções ou necessidades de estudo da mente em oposição ao estudo da comportamento.
A psicologia é uma ciência considerada tanto das áreas sociais, ou humanas, como da área biomédica (por exemplo, a neuropsicologia faz parte deste espectro), assim ela é estudada

Relacionados