Breve historico da propaganda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Breve Histórico da Propaganda
O termo propaganda origina-se do verbo latim propagare, equivalente ao português propagar, significando o ato de difundir ou propagar algo.
A propaganda atualmentevisa influenciar uma audiência para uma causa, posição ou atuação, através da apresentação para massa, de um produto, marca, empresa, ideologia, ou partido politico. Tendo como objetivo principalinfluenciar uma audiência, na maioria das vezes utilizando fatos seletivamente, ou seja, possibilitando a mentira por omissão, fazendo uso de mensagens que produzem uma resposta emocional, e não racional ainformação transmitida, resultando na alteração do comportamento, ou escolha final do publico alvo.
O termo propaganda acabou adquirindo uma conotação negativa, mas o termo em si é neutro. E pode sereferir a usos benignos, com recomendações de saúde publica.
Mas na realidade o termo surgiu com um departamento da Igreja Católica Romana, em 1630. Com a Congregação para propagação da fé, queiniciou uma historia de sucesso que continua sendo propagada com grande influencia na cultura ocidental.
Outros grandes impulsos se deram nos períodos da primeira guerra mundial, e segunda guerra mundial.Na primeira guerra, a propaganda foi utilizada de forma ampla, e como ferramenta de guerra pelo governo norte americano, que trabalho na opinião publica do país, onde os americanos deveriam querer edesejar que entrassem na guerra contra Alemanha. O trabalho desenvolvido foi um sucesso, atingindo plenamente seus objetivos.
Durante a segunda guerra, não foi diferente, vendo o potencial dapropaganda de massa em influenciar e controlar a opinião publica. Os governos investiram pesado nesta nova “arma”, abrangendo seus conceitos. De ambos lados, veiculavam propagandas preconceituosas visandoinstigar os soldados contra o inimigo retratando-os como sádicos, monstros, racistas.
Neste perido a propaganda nazista teve grande destaque, tendo como ministro Paulo Joseph Goebeels, que até os...
tracking img