Breve historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito da descriminação
A discriminação é o acto de considerar que certas características que uma pessoa tem são motivos para que sejam vedados direitos que os outros têm. Numa palavra, éconsiderar que a diferença implica diferentes direitos.
Para facilitar a explicação tomemos um exemplo de discriminação: o racismo. Este é a perspectiva que afirma que uma pessoa por ser de determinada cor,preto, branco, etc., deve ter direitos diferentes daqueles que são de outra cor. Quando Mugabe incentivou a invasão de fazendas de brancos, por serem brancos, foi um exemplo de racismo. Ou parareferir o exemplo clássico, a perseguição nazi aos judeus.
O problema do conceito de discriminação não é não se entender o que acabei de expor; é, sim, alargar-se o conceito a actos que não sãodiscriminatórios. Usemos de novo o exemplo do racismo. Quando Watson afirmou que os negros normalmente são menos inteligentes que os brancos foi uma afirmação racista?
Não se trata de racismo e para quementende bem o conceito de discriminação acima explicado facilmente compreende a razão pela qual não podemos afirmar que tal afirmação é racista. É que, como vimos, a discrminação consiste em considerar quea diferença implica diferentes direitos ou, dito de outro modo, diferente consideração de interesses. Ora, afirmar que existem características que certos indivíduos possuem não é ser racista, é serrealista e científico. Na verdade, a afirmação do Watson tem tanto de racismo como dizermos que uma pessoa branca é branca ou que uma pessoa preta é preta. Seria racismo se considerar que certascaracterísticas (físicas ou mentais) são motivo para que essa pessoa seja considerada de modo diferente. Acrescente-se ainda que pelo facto de um certo grupo ter comum mente certas características (o que éalgo inegável) isso não implica que uma avaliação inteligente dos indivíduos deva ser feita de uma forma estereotipada ou generalista. A título de exemplo, os elementos do sexo masculino costumam...
tracking img