Breve história do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
* A breve História da Economia Mundial – Das Navegaçãoes ao Neoliberalismo

O Capitalismo tem como início as Grandes Navegações que se iniciaram no sec. XIV, lançando ao mar as Naus, em busca demetais preciosos. Isto ficou conhecido por Mercantilismo e se espalhou por toda a Europa e Ásia.
Porém no sec.XVIII, as prática mercantilistas, já não atendiam com eficiência as necessidades docapitalismo. Adam Smith, um economista escocês, propôs então, a teoria do Liberalismo Econômico. Revolucionando a economia em escala mundial com os objetivos claros de não-intervenção estatal na Econômia, alei do "laissez faire, laissez aller, laissez passer", ou seja, “deixai fazer, deixai ir, deixai passar”, levaria os países a prosperidade , segundo Smith.
Essa teoria se fez poderosa na Europa,colocando o Estado do lado de fora da economia, atuando como mero “observador”.
Quando em 1929, houve a quebra da bolsa de valores do Nova York, a crise espalhou-se pelo planeta de forma avassaladora.Isso transformou o cenário econômico mundial. Os economistas criticavam o liberalismo, e um dos mais importantes deles foi John Maynard Keynes. Um economista britanico, Keynes pregou o rompimentodefinitivo com o liberalismo de Smith e a reaproximação da economia com o Estado. Isto ficou conhecido como Keynesianismo ou Walfare State*.
A partir daquele momento o estado se reapresentava comointerventor e controlador da economia, redistribuindo os investimentos para o social.
O keynesianismo funcionou perfeitamente nas grandes potências até quando chegou uma nova crise, e desta vez não foi umacrise de super produção, agora era crise do meio de produção.Na década de 70, o Petróleo, uma força motriz imprescindível à economia estava exorbitantemente oneroso. Isto abalou a produção em escalamundial.
Em meio a crise do Petróleo e 73, resurge o liberalismo com uma nova face, agora chamado de Neoliberalismo ou Liberalismo Neoclássico. Pregando a saída do Estado novamente da economia,...
tracking img