Breve estudo sobre maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

NiccoloMachiavelli, também conhecido como Maquiavel, foi um grande pensador, político dentre outras atribuições. Suas frases e ensinamentos são lendários, mas seus ensinamentos com opassar do tempo se popularizaram e ele passou a ser visto como o “maquiavélico” Maquiavel.
Nesse breve trabalho, procurei abordar os principais temas básicos sobre Maquiavel, analisando o contextohistórico ao qual ele estava inserido, alguns pontos necessários para entender “O Príncipe” e um pouco de sua visão sobre o Estado.

Contexto Histórico


Para que se possa analisar Maquiavel,mesmo superficialmente, é necessária a análise do contexto histórico ao qual ele estava inserido, vê-se influência desse contexto na construção do seu livro mais famoso, O Príncipe.
Maquiavel vivia emFlorença, uma província da Europa. No século XVI a Europa estava fragmentada em pequenas províncias que eram carentes de segurança e de um poder centralizado, tudo porque esse poder estava sendoconstantemente disputado por militares-governantes que se aliavam a outras forças de influência. Portanto, o clima na Europa era de insegurança e desordem.
A Igreja do século XVI ainda era influente sobrea política e a população e não era a favor da unificação europeia. Um importante fato que ocorria na época era o da Era dos Descobrimentos, incluindo a Expansão Marítima Europeia.
Nesse período aEuropa ainda vivia um movimento chamado Renascimento, movimento caracterizado pela ruptura com as características medievais e início da Idade Moderna, sua manifestação iniciou-se primeiramente naregião da Toscana, Itália. As principais características desse movimento eram o de valorização da cultura greco-romana, por uma nova maneira de visualizar o papel do homem, onde a inteligência ganhavanotoriedademuito devido ao antropocentrismo.
Devido ao que foi citado anteriormente, a Itália começa a prosperar e logo mais a Europa inteira.

Os conceitos de Virtù e Fortuna


Os conceitos de...
tracking img