BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA NO ÂMBITO DO GERENCIALISMO CONTEMPORÂNEO

2070 palavras 9 páginas
BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL
BRASILEIRA NO ÂMBITO DO GERENCIALISMO CONTEMPORÂNEO

SILVA, Domingos Pereira
Doutorado em Educação - UNICAMP
Universidade Estadual de Campinas domingosps@uft.edu.br RESUMO: O presente artigo sintetiza os resultados da pesquisa bibliográfica desenvolvida como parte dos requisitos exigidos na disciplina Política e Planejamento
Educacional do Programa de Doutorado em Educação da Universidade Estadual de
Campinas – UNICAMP. Buscamos realizar uma breve contextualização do gerencialismo contemporâneo e sua incidência nas orientações da política educacional brasileira. Deste modo, como resultado dos estudos realizados asseveramos que a orientação das políticas educacionais sob a égide do gerencialismo contemporâneo intrínseco à implementação da perspectiva neoliberal de “terceira via” vem provocando mudanças não apenas nos aspectos organizacionais das escolas como também na orientação cultural dos sujeitos, que são “convidados” a promover o acirramento da competição e consequentemente a se responsabilizarem por atividades que vem sendo gradativamente deixadas pelo Estado a cargo do “terceiro setor”. Do ponto de vista da forma de abordagem a pesquisa é de natureza qualitativa e como procedimento utilizado recorremos à análise crítica da bibliografia selecionada.
Palavras-Chave: Estado; Reforma; Gerencialismo Contemporâneo.

INTRODUÇÃO

É preciso situar o gerencialismo contemporâneo como resultado de um processo dinâmico de reestruturação do modo de produção capitalista e da reforma do Estado, o que pressupõe o reordenamento de sua relação com a sociedade civil.
Partimos do pressuposto de que a Educação e especificamente a escola, não se separam do campo mais amplo das políticas e de que sua compreensão passa necessariamente pela análise das bases materiais, historicamente constituídas pelos homens em sociedade.
Conforme Hypolito (2007) o Brasil e a América Latina tem seguido o modelo da

Relacionados