Breton, P., & Gauthier, G. (2001). História das Teorias da Argumentação. Lisboa: Editorial Bizâncio

1145 palavras 5 páginas
Breton, P., & Gauthier, G. (2001). História das Teorias da Argumentação. Lisboa: Editorial Bizâncio

A Introdução desta História das Teorias da Argumentação apresenta, desde o próprio título da obra, o seu objectivo central: dar conta das bases e evolução das teorias da argumentação, desde a Antiguidade Clássica até aos nossos dias. Sendo uma obra relativamente recente (1ª edição data de 2000 e a sua tradução em português data de Setembro de 2001), propõe-se apresentar uma visão de conjunto e contemporânea sobre o assunto. A Introdução apresenta-se subdividida em dois pontos que antevêem, de alguma forma, a disposição da obra: O meio em que surgiram as teorias da argumentação e As questões litigiosas em teoria da argumentação. Esta disposição será a base de partida para a apresentação e o confronto das teorias que os autores vão apresentar, ao longo da obra.
A Parte I do Livro - Ascensão e declínio da argumentação retórica - dará o mote de partida para as discussões teóricas, uma vez que vai situar e discutir as origens da retórica e interpretar a sua evolução. Esta primeira parte subdivide-se em 4 capítulos que correspondem a quatro diferentes períodos de desenvolvimento da retórica: Capítulo 1 – O nascimento da Retórica; Capítulo 2 – Aristóteles e as bases da teoria da argumentação; Capítulo 3 – A retórica, cultura comum do mundo antigo; Capítulo 4 – O declínio da argumentação.
O Relatório de Leitura será estruturado em quatro “blocos temáticos” que enunciarão o desenvolvimento histórico e teórico da retóricas na Parte I, relacionando-as e

1. Um primeiro bloco deverá contextualizar o nascimento da retórica na Grécia Antiga, salientando primeiramente, neste “Período Fundador”, a importância dos “logógrafos” que eram, por excelência, os mestres na “techné rhétoriké” usada essencialmente nas práticas discursivas judiciais.
Corax propõe no seu Manual quatro partes do discurso retórico: exórdio, apresentação dos factos, discussão e peroração (enunciar

Relacionados

  • Topica de Cicero 2
    7413 palavras | 30 páginas
  • Bom 2006 1
    213769 palavras | 856 páginas
  • Bom 2006 4
    213769 palavras | 856 páginas
  • Historia da Matematica Tatiana Roque
    149705 palavras | 599 páginas