Breton woods e gatt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução 2
Bretton Woods 3
Mount Washington Hotel - Bretton Woods, New Hampshire, local da Conferência 3
Acordo Geral de Tarifas e Comércio ( GATT ) 4
Conclusão..............................................................................................................................................10
ReferenciaBibliográficas.......................................................................................................................10

Introdução

A Organização Mundial do Comércio (OMC), que iniciou seus trabalhos em 1° de janeiro de 1995, sucedeu o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT1) como a grande arena de negociação e regulamentação multilateral de comércio.
De fato, os países membros da OMC respondem por mais de 95% do comérciointernacional.
O grande número de conflitos comerciais desencadeados ao longo da história do sistema multilateral de comércio desde meados do século XX aponta para uma tendência concentradora de poder econômico e lança dúvidas sobre o papel dessa
Organização no estabelecimento de um sistema multilateral de comércio livre e equilibrado entre as nações. Neste sentido, o próprio papel dos Estados naregulação das economias nacionais é posto em discussão face à crescente concentração de poderes e atribuições das instâncias intergovernamentais de negociação e decisão, em especial a Organização Mundial do Comércio.

Este artigo pretende apresentar um painel do desenvolvimento do GATT e da OMC, enfatizando as diversas implicações das duas estruturas sobre as diferentes nações e demaisatores envolvidos no comércio internacional, bem como os novos impasses e desafios que se apresentam no horizonte das relações internacionais de comércio.

Bretton Woods

Bretton Woods foi o nome dado a um acordo de 1944 no qual esteve presentes 45 países aliados e que tinha como objectivo reger a política econômica mundial. Segundo o acordo de Bretton Woods as moedas dos países membrospassariam a estar ligadas ao dó Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT)
Conjunto de acordos de comércio internacional que têm como fim a abolição das tarifas e das taxas aduaneiras entre os países signatários. O primeiro acordo foi estabelecido em 1947, em Genebra, sob os auspícios da Organização das Nações Unidas, por 23 países, e tinha como fim harmonizar as políticas aduaneiras dos estadossignatários.
As rondas de negociações mais importantes foram as chamadas "Kennedy Round" (1964-1967), "Tóquio Round" (1973-1979) e "Uruguai Round" (1886-1993). Este último acordo foi assinado por 117 países e teve como objetivo reduzir os entraves ao comércio mundial, tornando-o mais interdependente pelas sucessivas reduções das pautas aduaneiras. Pela primeira vez, este importante programa deliberalização do comércio mundial incluiu produtos agrícolas e serviços.
Os acordos sucessivos permitiram baixar a média das percentagens das tarifas mundiais aplicadas às mercadorias industriais de 40% em 1947 para 5% em 1993. Estes acordos tornaram-se uma espécie de código de conduta dos governos em matéria de comércio internacional.
Enquanto organização internacional, o GATT tem sede emGenebra, na Suíça, onde funcionava inicialmente o Secretariado, um Conselho de Representantes e uma Assembléia anual. Estes órgãos foram substituídos nos anos 90 por uma única instituição, denominada Organização Internacional do Comércio.
Portugal aderiu em 1962, sendo o 44.o subscritor do GATT

Mount Washington Hotel - Bretton Woods, New Hampshire, local da Conferência.
Asprincipais disposições do sistema Bretton Woods foram, primeiramente, a obrigação de cada país adotar uma política monetária que mantivesse a taxa de câmbio de suas moedas dentro de um determinado valor —mais ou menos um por cento—em termos de ouro, e em segundo lugar, a provisão pelo FMI de financiamento para suportar dificuldades temporárias de pagamento. Em 1973, diante de pressões crescentes na...
tracking img