Brasileiro, sim senhor!

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Mater Christi

Brasileiro, sim senhor!
Uma reflexão sobre a nossa identidade.

Mossoró – RN
01.11.10
Colégio Mater Christi

Componentes:
Bárbara Gabriela
Cibelly Fernandes
Ingrid Araújo
Isadora Praxedes
Lara Rosado
Raissa Gurgel
Thaís Araújo

Brasileiro, sim senhor!
Uma reflexão sobre a nossa identidade.

Mossoró – RN
01.11.10
Introdução
Podemos encontrar muitagente por aí chamando o brasileiro de sem-vergonha, de festeiro, relaxado, e muitas vezes essas palavras saem da boca de nós mesmos, próprios brasileiros. Se questionam se o Brasil é realmente um país sério, afinal, é ou não é? O Brasil só terá futuro se nós todos colaborarmos. Somos tidos como um povo e um país atrasados e que, por isso, deveríamos nos esforçar mais para nos igualarmos aos paísesmais avançados. Será que o erro está aí, quando queremos nos comparar a outros países? É o que vamos tentar entender a seguir.

Desenvolvimento
Muitas vezes as pessoas se vêem comparando o desenvolvimento e a riqueza dos Estados Unidos da América com o Brasil. E se torna ainda mais curioso pelo fato de o Brasil ter sido colonizado bem antes que os Estados Unidos, e ainda mais, foi uma dasmaiores produções de açúcar e café do mundo. Se interpretado de forma errada, jogando-se a culpa nos índios ou nos escravos, surge o famoso preconceito com os brasileiros, e infelizmente é assim que muita gente interpreta. As pessoas julgam os brasileiros pelo fato de eles terem sido escravizados no passado, mas principalmente porque esse preconceito vem na maioria das vezes dos próprios brasileiros, eeles permitem que isso aconteça com eles também. Os próprios brasileiros se questionam se eles tivessem acolhido os holandeses e expulsado os portugueses eles estariam na situação atual. Mas isso não tem nada a ver, e vamos compreender porque. O fato de que os Estados Unidos tenha sido colonizado pelos Ingleses só pelo fato de eles serem “ingleses” como muita gente pensa não tem nada a ver.Acontece que, Portugal, ao tornar-se metrópole do Brasil, bem antes de até mesmo descobrirem as terras norte-americanas, explorou nossas terras sem impor limites. Quer dizer, ela pegou tudo o que nós tínhamos para enriquecê-la, se aproveitou de nossas terras férteis explorando os negros, e da nossa madeira boa, que era a do pau-brasil, explorando os índios. Aí que se encontra diferença e a explicação deos Estados Unidos serem tão economicamente falando bem. A Inglaterra começou colonizando os Estados Unidos em um processo muito lento. A primeira colônia só surgiu em 1607, na Vírgina, 115 anos depois da descoberta do novo continente e 75 anos após a fundação da primeira vila brasileira, São Vicente. A Inglaterra demorou pelo fato de que não possuía recursos suficientes para financiar umprocesso colonizador rico como foi o de Portugal com o Brasil. A Inglaterra, durante os séculos XV e XVI sofreu lutas internas, políticas e religiosas. No século XVII passou por revoluções. Enquanto a Inglaterra, lá na Europa passava por todos esses conflitos, os Estados Unidos, aqui na América, iam trabalhando e produzindo, desenvolvendo assim uma grande atividade econômica interna, onde no caso elesnão vendiam para o exterior nem eram explorados: eles produziam para eles mesmos. Quando a Inglaterra finalmente chegou nos EUA, eles já tinham desenvolvido uma atividade econômica muito grande no país, preferiram seguir em frente e obtiveram a independência em 1776. Assim podemos explicar que não são mais ricos e mais desenvolvidos pelo fato de os ingleses serem superiores aos portugueses, e simporque os ingleses não tiveram a inteligência e o tempo necessários para se aproveitar de sua colônia como deveria ter sido.
Os brasileiros se acham indolentes a cada vez que falam do país, porque mesmo elogiando sempre no final terá algo negativo, e isso pode ter sido sim influenciado pela comparação entre o Brasil outras nações mais desenvolvidas. Esse complexo de inferioridade veio no...
tracking img