Brasileiro ganha 15% a mais a cada ano de estudo, diz pesquisa da fgv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasileiro ganha 15% a mais a cada ano de estudo, diz pesquisa da FGV
Taxa de ocupação é de 90% para quem estuda 18 anos.
Medicina é a profissão mais lucrativa para jovens.
AlíciaUchôa Do G1, no Rio
A cada ano estudado, o brasileiro ganha em média 15% a mais de salário. Essa é a conclusão da pesquisa Você e o Mercado de Trabalho, da Fundação Getúlio Vargas (FGV),divulgada nesta quinta-feira (9) no Rio de Janeiro, com base nos dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE.

Os números mudam relativamente dependendoda etapa escolar. De acordo com o pesquisador Marcelo Neri, uma pessoa que nunca estudou tem, em média, uma taxa de ocupação no mercado de trabalho de 59%. Os dados apontam para 90%para pessoas com 18 anos de estudo, que inclui trabalhadores com mestrado e doutorado.

Nessas mesmas condições, a média salarial sobe de R$ 392,14 para R$ 4.454,69, apesar de as jornadasde trabalho serem parecidas. São 37,8 horas para quem não teve estudo e 38,06 horas para alguém que passou 18 anos estudando. 
Aumento ciclo a ciclo
Na pesquisa, Neri mostra ainda quequem completou o ensino fundamental tem 35% a mais de chances de ocupação que um analfabeto; o número sobe para 122% na comparação com alguém que tenha o ensino médio, 387% com ensinosuperior e 522% para quem tem pós-graduação. 

Ainda de acordo com a pesquisa, uma pessoa com pós-graduação tem o salário até 544% maior que alguém que nunca estudou. Para ele, isso sedeve ao aumento da demanda de mão de obra qualificada nas empresas.

“Hoje em dia, o salário de uma pessoa com 16 anos de estudo, se comparado a outra com 15, aumenta 47% e a ocupação,1,2%”, exemplifica o economista, comparando o trabalhador que completou o ensino superior com um que está no primeiro ano de uma pós-graduação.
Prof. Nelson Vicentini - Uninove
tracking img