Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A UA U L A L A

MÓDULO 10

40 40

O Brasil e a nova ordem mundial
ara concluir o nosso curso de História do Brasil, vamos estudar as mudanças que estão ocorrendo no mundo, e como nosso país está sendo afetado por elas.

Nesta aula

P

A internacionalização da economia
Nos últimos trinta anos, ocorreram transformações radicais em todo o mundo. Na economia, deixou de existir a antigadivisão entre países dominantes , industrializados e países dependentes , produtores de matérias-primas e gêneros agrícolas. O fenômeno que alterou a própria natureza da economia mundial, deveuse ao fato de que as grandes empresas, em busca de mão-de-obra mais barata, transferiram parte do seu parque produtivo para os países em desenvolvimento, entre eles o Brasil.

Eletrodomésticos, carros eoutros produtos passaram a fazer parte integrante da vida brasileira.

Houve aquilo que os economistas chamam de “internacionalização do processo produtivo”, que teve como conseqüência a abertura de novas áreas de industrialização em diversas regiões. A mais importante delas se encontra no Sudeste da Ásia, constituída por países conhecidos como os “tigres asiáticos”. (Coréia do Sul, Cingapura eHong-Kong). Ao mesmo tempo, rompiam-se na Europa velhas barreiras comerciais e tarifárias, surgindo a Comunidade Econômica Européia.

A U L A

40

Esta potente antena de telecomunicações simboliza, aqui, a velocidade com que as informações correm neste final de século.

A revolução tecnológica
Contudo, o fenômeno mais significativo nos anos posteriores ao término da Segunda Guerra Mundial,e que ocorreu no cenário mundial, foi a revolução tecnológica . Tal fenômeno veio substituir a Revolução Industrial. Essa revolução tecnológica vem tendo profundas conseqüências sociais e culturais. Caracteriza-se pelo predomínio da informação, tendo sido abandonados os velhos processos produtivos, substituídos pela capacidade científica e pela criação de novas técnicas e novos produtos. O centrode decisão da economia mundial, antes concentrado nos Estados Unidos, dispersou-se em um grupo de nações. A potência militarmente mais poderosa, os Estados Unidos, passou a dividir o poderio econômico com outros países, como a Alemanha, o Japão e as nações que são membros da Comunidade Econômica Européia − CEE.

O Muro de Berlim
Esses anos presenciaram, também, o desenrolar e o final da GuerraFria e as corridas armamentista, nuclear e espacial, entre os Estados Unidos e a União Soviética. O símbolo da disputa ideológica entre o capitalismo e o comunismo foi o Muro de Berlim. O Muro foi construído em 1961, para separar as partes da cidade de Berlim que, após a Segunda Guerrra Mundial, ficaram sob a esfera de influência dos dois países responsáveis pela derrota final do nazismo, em1945. A progressiva superioridade militar dos Estados Unidos e o agravamento da crise econômica na União Soviética permitiram que houvesse um movimento de aproximação entre os dois países em torno da necessidade de se evitar uma guerra nuclear.

A U L A

A Perestroika e a Glasnost Na tentativa de solucionar a crise interna, o líder soviético Mikhail Gorbatchev, que chegou ao poder em 1985,iniciou um processo de reforma econômica conhecido como Perestroika . Entretanto, seu governo percebeu que para estimular a criatividade e a livre iniciativa era também nescessária a reforma política. Iniciou assim, um processo de abertura chamado Glasnost , que quer dizer descongelamento. Esse processo levou a maiores questionamentos por parte dos cidadãos soviéticos e dos países sob o domíniocomunista. Em 1989, a revolução explodiu na Polônia, na Hungria, na Alemanha Oriental e na Checoslováquia. Cansados do domínio soviético, da falta de liberdade e dos problemas econômicos, homens e mulheres desses países saíram às ruas e derrubaram seus governantes. A revolução, em pouco tempo, espalhou-se para todos os países comunistas na Europa, e a própria União Soviética deixou de existir. Em...
tracking img